Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O uso do computador na prática pedagógica



O computador deve ser usado na prática pedagógica a serviço dos conteúdos, como recurso disseminador de conhecimento. Usar a informática sem uma proposta pedagógica que leve a aquisição de competências, é fazer o mesmo o que mostra o vídeo “ Tecnologia ou Metodologia?” – mostra uma professora tomando a tabuada dos alunos no quadro – quando a escola ganha computadores ela continua tomando a tabuada dos alunos. Então, “de que serve a tecnologia se o método se mantém?”
Os autores Sarah Lutterodt e Gilbert Austin classificam o papel do computador no ensino da seguinte forma:
1. Computador como tutor - programas que pretendem instruir e guiar o aluno na sua aprendizagem ou processos de pensamento.
2. Computador como instrumento - o aluno usa as aplicações do computador e manipula a informação.
3. Computador como aprendiz - o aluno ensina (programa) o computador.
4. Computador como elemento de consulta - permite uma pesquisa sobre determinados temas.
Sabendo como aliar tecnologia e metodologia, o computador torna-se um grande recurso. E todas as disciplinas ganham com isto. A revista Nova Escola de junho de 2009 trás alguns exemplos de como aliar metodologia e tecnologia. Em ciências o computador permite a realização de experiências que por razões de segurança não poderiam ser realizadas no ambiente escolar. Como por exemplo, a simulação online permite aos alunos testar hipóteses e reproduzir resultados de investigações complexas, como os fatores que causam a erupção de um vulcão. Em geografia com o uso de mapas virtuais, praticamente todos os lugares do mundo estão acessíveis aos olhares da turma. Em português, o trabalho com gêneros textuais com ajuda da tecnologia pode envolver fala, leitura, e escrita. Em artes a manipulação de imagens é algo que pode ser explorado com inúmeras possibilidades.
A responsabilidade é fator fundamental a ser trabalhado. Devemos ajudar os alunos a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debatendo qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
Na escola Silvério da Costa Novo, ainda não temos laboratório de informática, então, preciso dividir a turma em grupos para usarmos o computador da sala dos professores. Venho desenvolvendo alguns trabalhos de artes gráficas, edição de clips, e apresentação em Power Point .