Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Surrealismo - Magritte e Dali


Renè Magritte


Renè Magritte viveu na Bélgica (1898 – 1967).  Suas obras de arte mostram imagens impressionantes, como um olho de uma pessoa cheio de um céu nublado, um par de botas que se transforma em pés e dedos.
          Magritte pintava objetos do dia a dia, mas os transformava em algo diferente, fazendo deles imagens mágicas que nos fazem parar e pensar.

         Uma das formas com que Magritte e outros pintores surrealistas transformavam objetos do dia a dia era mudando o seu tamanho, fazendo-os muito maiores ou menores do que no mundo real. Certa vez, pintou uma maçã que era tão grande que enchia uma sala inteira.

Atividade:

Desenho Surrealista

a)      Desenhe  qualquer objeto grande o suficiente para preencher uma folha inteira de papel.

b)      Quando o desenho  estiver terminado, acrescente pessoas e outros objetos  minúsculos à cena, para fazer com que o objeto principal pareça maior, ou  seja, surreal.

Confira algumas produções dos meus alunos da E.E.E.F. ADELAIDE ALVIM.
Gabriel Cruz - 81
Tainá - 81
Matheus - 81


Salvador Dali

Salvador Dali, o surrealista mais conhecido, nasceu na Espanha e mais tarde morou e se criou nos Estados Unidos ( 1904 – 1985).
           Ele chamava suas pinturas s urrealistas de “Fotografias de Sonhos Pintadas à Mão” e impressionou os outros com seus objetos e ideias impossíveis e ultrajantes. Seus quadros mostram combinações estranhas de objetos e figuras, normalmente misturando fotografias e colagem com pintura a óleo. Dali também era um designer de joias e escultor e até se arriscou na produção de filmes.

Atividade:

Colagem Surrealista: Fotografias de Sonhos

a)      Recorte várias imagens de revistas e faça uma montagem que surpreenda, crie uma figura inesperada e irreal.