Pesquisar este blog

domingo, 27 de maio de 2012

Surrealismo


Surrealismo


O Surrealismo é dos movimentos mais interessantes da História da Arte  para trabalhar em sala de aula, porque ele instiga a criatividade dos alunos de forma  muito intensa.  Ao preparar minhas aulas sobre este assunto, fiquei pensando como poderia trabalhar algumas atividades que fossem realmente interessantes e diferentes, pois até então, eu só conhecia a “colagem surrealista”, esta técnica é a atividade que a maioria dos professores propõe ao trabalhar o surrealismo. Mas eu queria algo diferente, então, ao pesquisar o assunto na internet, encontrei no blog, Artecétera um jogo chamado “cadáver esquisito”.  Abaixo, você encontra algumas das atividades que desenvolvi com meus alunos com base neste jogo. Além, do “cadáver esquisito”, também desenvolvi outras atividades. Fique a vontade para desenvolvê-las, pois seus alunos irão gostar. Depois me conte como foi.


JOGO SURREALISTA

Cadavre Exquis – Cadáver Esquisito

          É um dos jogos inventados pelos surrealistas, em 1925, para provocar a livre associação de ideias, palavras ou de imagens, fora do contexto habitual e até logicamente compreensível.
         O objetivo último do jogo é o de explorar os efeitos do acaso e do acidental na criação artística, vislumbrando uma pequena parte das profundezas do nosso inconsciente.

         Trata-se de um jogo de papel dobrado que consiste em compor uma frase ou desenho por várias pessoas sem que nenhuma delas perceba a colaboração precedente.



Trabalhando com Produção Textual

Frases Surrealistas

              O exemplo, tornado clássico que deu nome ao jogo, está contido na primeira frase obtida: “Le cadavre - exquis - boira - le vin - nouveau” ( “ O cadáver esquisito beberá o vinho novo”).

Descrição da atividade:

a)      Pedir aos alunos que escrevam em pedaços de papel separados: artigos, substantivos, adjetivos e verbos. ( Escrever a quantidade de cada palavra, de acordo com o número de frases que se deseja construir. Sendo que para cada frase são necessários: dois artigo, dois substantivos, dois adjetivos e um verbo).

Obs: Caso o trabalho seja realizado em grupos. Pode-se escrever a quantidade de palavras suficientes para que cada componente do grupo crie uma frase.

           b)      Dobrar os papéis e escrever pelo lado de fora do que se trata se é artigo, substantivo, verbo ou adjetivo.
           c)      Misturar os papéis.

           d)     Cada aluno retira um papel por vez, na seguinte ordem: artigo- substantivo- adjetivo – verbo- artigo - substantivo – adjetivo.

          e)      Cole os papéis ou escreva as palavras na ordem solicitada, e leia a frase surrealista formada ao acaso.

Desenvolvi esta atividade em grupo, veja abaixo o resultado:
a)      Um piano preguiçoso namorar o cortina lindo.

b)      Os casas bonito descer uma cadeira feia.

c)      Umas bolsas feio fazer ovo cheiroso.

d)     A casa bonito pular o gato feio.

e)      Os cadeiras sujas chutar os loucos.

f)       Os sol simpático dançar uma porta legal.

Texto Surrealista

Descrição da atividade:

           a) Escrever duas linhas de um texto inventado, numa folha de papel, deixando a última palavra na terceira linha.

b)  Dobra-se o papel e passa-se a outro, para ele continuar a escrever, mas de modo a que ele não leia o que está escrito nas duas primeiras linhas, mas apenas a palavra escrita na última linha e assim sucessivamente.


Perguntas e respostas

Descrição da atividade:

a)      Faça uma pergunta.

b)      Dobre a folha cobrindo a resposta.

c)      Troque a folha com um colega.

d)     Responda a sua pergunta na folha do colega.

e)      Troque novamente a folha com outro colega.

f)       Siga o processo de fazer a pergunta e dar a resposta em folha diferente, quantas vezes considerar conveniente.

g)      No final cada aluno lerá as perguntas e respostas de uma determinada folha.


O resultado é hilário, porque as respostas não tem nada a ver com a pergunta.

Trabalhando com  artes plásticas

Desenho Coletivo Surrealista

Descrição da atividade

a)      Realizar um desenho na parte superior da folha.
b)      Dobrar a folha cobrindo o desenho de modo que fiquem visíveis apenas umas linhas.
c)      Troque de folha com o colega.
d)     Continue o desenho a partir das linhas deixadas anteriormente.
e)      Oculte novamente o desenho, para que o próximo colega de continuidade. Faça este processo quantas vezes desejar.
f)       No final desvende o desenho e veja o resultado surrealista.
)      Cada aluno pode ficar com um desenho e dar acabamento deixando-o mais uniforme.

Confira abaixo as produções dos meus alunos da 8ª série/2012 da E.E.E.F. Adelaide Alvim.