Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Livro Interativo - A Rainha da Reciclagem e seus 7 Lixões



Dia 18 de setembro foi realizada uma Feira do Livro na E.M.E.F.Porto Seguro. Meus alunos do Promeja - III e IV etapas- 2º Bloco, criaram um Livro Interativo, para apresentá-lo aos alunos do turno da tarde. O livro intitulado “A Rainha da Reciclagem e seus 7 Lixões” tem por objetivo, informar e incentivar a prática da reciclagem de lixo.


A história é contada pela personagem: Rainha da Reciclagem, que interage com os alun@s durante a apresentação. Foi uma experiência maravilhosa ver os olhinhos brilhantes das crianças no momento em que a personagem “saía do livro” para contar-lhes a historinha.

Etapas de desenvolvimento do trabalho:

(Propus aos alunos a confecção um livro para expor na Feira do Livro da Escola)

• Escrever a história (dividi os alunos em grupos e dei uma cópia da história “A Branca de Neve e os Sete Anões” a cada um, a fim de que fizessem uma releitura deste clássico, incluindo temas atuais).

• Após a criação das histórias, ouve a escolha da que iria para o livro (combinamos que apenas uma seria escolhida, em função do pouco tempo que tínhamos até a Feira).

• Confecção do livro (compensado, papelão, TNT, dobradiças, cola, fita adesiva).

• Criação das ilustrações (desenho, pintura e colagem).

• Escrever o texto no livro.

• Confecção da roupa da personagem.

Confira as fotos das etapas e o texto da história abaixo.










apresentação durante a Feira

A Rainha da Reciclagem e os seus 7 lixões


Era uma vez uma linda rainha chamada Rainha da Reciclagem, cuja preocupação era fazer com que as pessoas cuidassem do planeta, para isso ela contava com a ajuda dos seus 7 amigos, os lixões.

Certo dia a rainha e seus amigos foram fazer a coleta de lixo num bairro da cidade, quando ela se deparou com uma situação horrorosa, viu papéis, latas, plásticos espalhados pelo chão, bueiros entupidos de lixo.

Viu também que os moradores daquele bairro não faziam reciclagem. Daí, toda vez que ela entrava naquele bairro começava a se sentir mal com tanta sujeira. Um dia chegou até a desmaiar.

Os moradores que viram a rainha adormecida ficaram assustados, não estavam entendendo por que ela havia adormecido.

Então, foi preciso que um homem, que sabia como mudar está situação, dissesse o que fazer para a rainha voltar a si. Ele pegou os sete amigos dela, o Papel, o Plástico, o Metal, o Vidro, a Madeira, o Orgânico, e o Radioativo, colocou-os lado a lado, e mostrou como separar cada tipo de lixo.

Enquanto o homem fazia a reciclagem com a ajuda dos moradores do bairro que iam mudando sua consciência ecológica, a rainha ia acordando.

E assim, o bairro ficou mais limpo, o ar mais puro, e a Rainha da Reciclagem, nunca mais desmaiou.

Autores: Lucinéia, Giovana, Lúcio e Francisco – IV etapa