Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de maio de 2010

ESTERIÓTIPO


Início de ano é sempre necessário diagnosticar se ainda há presença de esteriótipo nas produções de nossos alunos.

Toda vez que notarmos a presença de modelos padronizados nos desenhos da turma, é hora de parar tudo, e desenvolver atividades para reverter à situação. Mesmo que muitos façam esteriótipos pela praticidade que eles proporcionam, é certo que limitam a criatividade. E tudo que limita a criatividade não é bom.

Abaixo seguem algumas dicas de atividades:

1º passo:
Solicitar aos alunos que realizem um desenho onde tenha uma casa, pessoas, árvores, plantas, céu, etc...

3º passo:
Expor os desenhos para apreciação/análisar com a turma. Provavelmente a maioria dos desenhos apresentará a casa composta por um quadrado e o telhado triangular, a árvore de tronco marrom e copa verde, o sol sorridente, as gaivotas em V, o boneco palito. Se isto acontecer é hora de explicar para turma o que é o esteriótipo. Fazê-los perceber que os desenhos estão padronizados, parecendo modelos prontos feitos pela mesma pessoa.
Para os alunos mais velhos, vale dizer, que numa seleção para emprego, as pessoas que desenham esteriótipos podem ser consideradas com falta de criatividade, e esta qualidade, hoje em dia, é considerado um ponto forte, no mercado de trabalho.

4º passo
Realizar atividades de observação como:

• Saída de campo, para observar os estilos de casas, árvores, e flores presentes na comunidade. (comparar com a casa criada a partir do quadrado e triângulo, e as plantas, e céu com seus respectivos esteriótipos).
• Observar os colegas (comparar a estrutura do nosso corpo, com o boneco palito).

5º passo
Pedir que os alunos tragam para sala de aula fotografias de suas casas, ou de qualquer uma outra.

6º passo
Agora é hora de desenhar novamente, para conferir os resultados.

7º passo
Realizar uma exposição dos trabalhos (é importante discutir e refletir sobre a produção realizada.

A foto abaixo mostra o trabalho final que realizei com meus alunos. Optamos por fazer um cartaz, com o título “ Diga NÃO, ao ESTERIÓTIPO, pois ele é prejudicial à CRIATIVIDADE!”


2 comentários:

  1. Oi Rô, engraçado que exatamente nas últimas semanas trabalhei a mesma coisa com meusa alunos de várias séries. Todos tem o mesmo problema, parece defeito de fábrica!Achei intere4ssante tu relacionar com os testes de qualificação profissional, muito oportuno! Vou comentar com eles, parabéns pelo trabalho. bj
    obs: tb fiz um painel mas, estou sem scanner e máquina digital infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Quando tu falas dos desenhos todos padronizados( no caso de um teste psicotécnico) se abre um leque de discussões, e os alunos conseguem perceber melhor a questão do esteriótipo. Que bom podermos trocar ideias neste espaço. Em breve estarei postando novas atividades.

    ResponderExcluir