Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Jogo de Zakumi é Fair Play

Para quem não deseja fazer um projeto aprofundado sobre a Copa, escrevi o texto abaixo, como forma de contextualização, para que as atividades práticas não fiquem soltas, porque afinal, Arte também  é conhecimento e não somente técnicas.


Copa do Mundo 2010 na África do Sul - O jogo de Zagumi é “Fair Play”

A África do Sul, marcada no passado pelo Apartheid, regime que segregou social, política e economicamente negros, será lembrada no futuro por unir várias nações num dos eventos mais esperados pelo público, a Copa do Mundo 2010. Mas você sabe onde fica a África do Sul? Situada no Continente Africano, que é o terceiro continente mais extenso do mundo, atrás da Ásia e das Américas, e o segundo continente mais populoso da Terra, atrás da Ásia, com cerca de 900 milhões de pessoas, representa cerca de um sétimo da população do mundo. Possui 53 países independentes, apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas.

A África é o continente mais pobre do mundo, com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, elevadas taxas de natalidade e de mortalidade .

“Já é comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento.” Nova Escola, maio de 2010.

A Copa do Mundo vai mostrar o outro lado da África conhecido por poucos. Veremos que não existe só pobreza por lá, existem também vários países em desenvolvimento, a citar a África do Sul, que investiu pesado na construção de cinco estádios e na infraestutura das cidades que receberão as partidas da Copa.

Além do processo de desenvolvimento, observa-se que a África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Pode-se perceber grandes diferenças em suas raças, origens, costumes, religiões, línguas e outros. Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, estes transmitiram vários costumes como, a capoeira, o candomblé e a culinária.

O mascote da Copa de 2010, é um leopardo chamado Zakumi, que simboliza o povo, a geografia e o espírito sulafricanos. O nome tem uma razão de ser: “ZA” quer dizer África do Sul na língua local, e “Kumi” é o número 10 em vários dialetos africanos. E o lema do mascote é “O jogo de Zagumi é Fair Play”(Jogo Limpo). Mas pode-se dizer que os brasileiros também terão os seus “mascotes”, pois cinco animais – símbolos da fauna africana, pintados de verde e amarelo estão colorindo o Brasil.



Agora que já conhecemos um pouco do lugar que sediará o maior evento futebolístico do mundo, o que esperar da Copa, além do “Hexa”, é claro. Espera-se que o futebol realmente una as nações, que o racismo e a discriminação tenham ficado no passado, que a paz seja a bola da vez, e que o doping não tenha vez, que a derrota sirva para motivar novas estratégias, e que os sentimentos de patriotismo despertados pela Copa, continuem em outros momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário