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domingo, 9 de janeiro de 2011

WebQuest

Em 2011 vamos motivar nossos alunos, fazendo uso da internet. Para contribuir um pouquinho irei compartilhar com vocês uma WebQuest que elaborei. É um projeto que pode ser desenvolvido interdisciplinarmente e o assunto é atual.


CONFIRA!!!

IF SUL-RIO-GRANDENSE

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO



WebQuest



Dados de Identificação:

Cursista: Rosângela Moura Samaniego

Tutora: Arice Tavares

Turma:01

Módulo: 08

Etapa:03 – WebQuest

Atividade: Elaborar projeto de uma WebQuest

Tema da WebQuest: Cultura Afro-brasileira

Público Alvo: Alunos de 7ª série do Ens. Fundamental

Tempo de realização: 1 mês



Introdução



Através desta webQuest pretende-se estudar a história do negro no nosso país, a fim de construir um olhar mais crítico, justo e igualitário para uma raça que foi profundamente desrespeitada durante décadas.

O negro ficou conhecido na história do Brasil como aquele que representava a mão-de-obra escrava. Se fizermos uma pesquisa questionando, quem foram os negros no Brasil? A maioria das pessoas responderá que foram escravos. Ao invés de responder que foram aqueles que contribuíram para a construção do nosso país. Foram aqueles que nos ensinaram a “capoeira”. Foram aqueles que enriqueceram a nossa “culinária”, etc.

A cultura brasileira é fortemente marcada pela cultura africana. O negro teve um papel importantíssimo na construção de nosso país.

Porém, aquele negro que no passado desempenhava a função de escravo, ainda hoje não é valorizado, pelo contrário é vítima de preconceitos. Muitas vezes é taxado de marginal, e outros adjetivos pejorativos.

Por tanto, através deste projeto de Webquest procuraremos reconhecer a importante contribuição do negro para a formação do nosso país, tanto no passado, quanto no presente. E despertar a consciência de que os direitos devem ser iguais para todos, para que possamos constituir um povo que possa orgulhar-se de seu pertencimento étnico-racial, e assim, contribuir para a construção de uma nação verdadeiramente democrática, onde os direitos de todos sejam garantidos e sua identidade valorizada.



Procedimentos

• Primeiramente a turma toda assistirá ao filme “Vista a minha Pele”.

• Depois os alunos serão divididos em grupos, e receberam tarefas para realizar.



Sinopse do filme: Vista a Minha Pele

“Vista a Minha Pele” é uma divertida paródia da realidade brasileira. Serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula.



Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.



Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado, à resistência de seus pais, à aversão dos colegas e à dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos. O centro da história não é o concurso, mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.



Tarefas e Recursos



Grupo 01

Tarefas

• Através de encenação teatral representar uma das cenas do filme “Vista a Minha Pele”.

• Providenciar cenário adequado, figurino, e demais materiais que forem necessários.

• Os diálogos devem ser fiéis ao filme.

• Os integrantes do grupo que não participarem da encenação, deverão participar da construção do cenário e figurino.



Recursos

• Sites sugeridos:

• http://www.youtube.com/watch?v=fNssyjM3_Y8&feature=related

• http://www.itapedigital.com.br/rol/index.php?option=com_content&task=view&id=922&Itemid=2

• http://aldeiagriot.blogspot.com/2008/02/o-curta-mais-um-filme-daquela-safra-que.html



• Material para a confecção do cenário e figurino.



Grupo 2

Tarefas

• Pesquisar a contribuição do negro para a construção da cultura do nosso país.

• A pesquisa deve ser apresentada utilizando o programa Microsoft Power Point ou outro semelhante.

• Utilizar imagens para enriquecer a apresentação.

Recursos

• Sites sugeridos:

• http://artistoria.wordpress.com/category/historia/heranca-africana/

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira

• http://www.coladaweb.com/sociologia/a-situacao-do-negro-no-brasil

• http://www.comciencia.br/entrevistas/negros/e.htm

• http://intertvonline.globo.com/mg/noticias.php?id=4513







Grupo 3



Tarefas

Na história invertida do filme “Vista a Minha Pele”, os negro são a classe dominante e os brancos foram os escravizados. Mas na realidade sabemos que não é assim. Preparem-se para realizar as seguintes tarefas:



• Pesquisar personalidades negras que contribuíram ou contribuem para marcar a história da humanidade.

• A questão deve ser apresentada aos colegas através da caracterização da personalidade escolhida, utilizando figurino, indumentária, etc.

• O aluno (a) deverá contar a trajetória da personalidade escolhida como se fosse ele (a) próprio (a), citando principais fatos de sua vida e tecendo comentários sobre o que aconteceu.



Recursos

 Sites sugeridos:

• http://www.youtube.com/watch?v=fAAICXGd6vc

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela

• http://www.acessonews.com/blog/3242/quem-foi-martin-luther-king/

• http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-28f.asp

• http://cenbrasil.blogspot.com/2008/10/personalidades-negras.html



 Figurino para caracterização da personalidade.





Grupo 4

Tarefas

• Pesquise algumas músicas, cuja letra fale sobre negros.

• Cria uma paródia, que expresse a história do filme “Vista a Minha Pele”.





Recursos

 Sites sugeridos:

• http://adriana-calcanhotto.musicas.mus.br/letras/87091/

• http://o-rappa.musicas.mus.br/letras/1105951/

• VIDA DE NEGRO - Dorival Caymmi (Escrava Isaura)

http://www.4shared.com/audio/ijmhqLPq/Do…

• http://www.alunosonline.com.br/portugues/parodia/ http://letras.terra.com.br/bezerra-da-silva/467115/







Grupo 5



Tarefas

No filme “Vista a Minha Pele”, a personagem Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado.

Analisando este enfoque do filme, realize as seguintes tarefas:

• Pesquise na mídia dez propagandas, e estabeleça a proporção de modelos negros e brancos exibidos nelas. Pode ser apresentado através de gráfico ou tabela, que deverá ser impresso e entregue a turma no dia da apresentação.

• Crie um vídeo utilizando o programa Windows Movie Maker, cuja tema, eleve a autoestima das pessoas negras.

• Para criar o vídeo, utilize imagens de reis e rainhas negras, deuses negros, modelos, atrizes e atores negros, etc.

• Antes de apresentar o vídeo para a turma, faça a seguinte pergunta: Como vocês imaginam a África? Fechem os olhos e imaginem.

• Após deixem que alguns alunos descrevam o que imaginaram. Provavelmente a grande maioria se referirá à imagem de pobreza, crianças desnutridas, animais da fauna africana, pessoas com máscaras e corpos pintados, etc.

• Agora, para desfazer estas imagens de estereótipos africanos, mostre o vídeo criado pelo grupo.

Recursos

 Sites sugeridos:

• http://www.slideshare.net/georgiastella/tutorial-movie-maker-presentation-821962

• http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/11/268011.shtml

• http://www.espacoacademico.com.br/024/24csilvino.htm







Avaliação

As tarefas serão avaliadas considerando os critérios abaixo:

• Organização do grupo durante o trabalho de pesquisa no laboratório de informática da escola.

• Adequação à tarefa proposta.

• Criatividade.

• Envolvimento de todo o grupo



Conclusão



Espera-se que esta WebQuest possa contribui para conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.



Créditos/Referências/Agradecimentos



Realização

Professora Rosângela Moura Samaniego

Projeto de Webquest realizado para o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação do IF SUL-RIO-GRANDENSE

Referências

http://arteeduca.arteblog.com.br/90178/Arte-e-cultura-africana-e-afro-brasileira-conhecer-para-valorizar/

http://artistoria.wordpress.com/category/historia/heranca-africana/

http://www.raulmendesilva.pro.br/pintura/pag009.shtml

http://www.consciencia.org/forum/questoes-sobre-filosofia-em-geral/formacaoetnica-e-cultural-brasileira/

http://www.coladaweb.com/sociologia/a-situacao-do-negro-no-brasil

COSTA, Ingrid Oliveira Santos. Lei 10.639/2003 – Cultura Afro. E agora? O que eu faço na sala de aula?Palestra,novembro/2010.

LEI Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União. Brasília, 10 de janeiro de 2003.

MUNANGA, Kabengele. (org.) Superando o racismo na escola. 2 ed. Rev. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001.

MUNANGA, Kabengele. (org.) Superando o racismo na escola. 2 ed. Rev. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001

Música: Eu Sou Favela -Bezerra da Silva

Música: Coisa De Pele - Jorge Aragão e Acyr Marques



Agradecimentos

Agradeço a minha amiga professora Ingrid Oliveira S. Costa, por incentivar a valorização da cultura Afro-brasileira.

E em especial a tutora Arice Tavares, pelo apoio durante a realização desta WebQuest.

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