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sábado, 17 de agosto de 2013

Zeméco – o pintor que pintava com a alma.


O projeto “Zeméco – o pintor que pintava com a alma” foi realizado na E. M. E F. Profª Zenir de Souza Braga, em 2012, nas turmas A e B do 6º ano, somando cinquenta alunos.  Trata-se de uma escola pública municipal, localizada em zona urbana, na cidade do Rio Grande/RS.

            A partir de uma conversa descobri que os alunos não conheciam nenhum artista de seu entorno. Desta constatação surgiu à ideia de apresentar-lhes um artista da nossa região, o pintor “Zeméco”, nascido em São José do Norte, cidade separada de Rio Grande, pelas águas do Canal Miguel da Cunha.

            Zeméco sempre dizia que pintava com a alma, sua frase deu nome ao projeto.      Partindo deste tema, surgiram os seguintes questionamentos: Como a obra de Zeméco poderia levar os alunos a compreender a arte como fato histórico contextualizado? Como a experiência deste artista e seu percurso de criação poderiam levar os alunos a refletir sobre seu próprio processo de criação? Diante do exposto, o objetivo geral deste projeto foi: Conhecer a obra de Zeméco estabelecendo conexões com a História da Arte.  Para que ocorresse este estudo se estabeleceu os seguintes objetivos específicos: a. Pesquisar a vida e a obra do pintor, para valorizar a produção artística de sua região, bem como, compreender sua importância enquanto patrimônio cultural; b. Estabelecer conexões com outros artistas através de atitudes, experiências relacionadas à sua obra e vida; c. Pensar sobre o seu próprio processo de criação, a partir da obra do artista em questão e de outros artistas estudados.

            As atividades que integram o projeto foram constituídas de pesquisas na internet, produção textual, debates, vídeos, produções artísticas (desenho, fotografia e computação gráfica), saídas de campo, construção de portfólio. Tais atividades foram desenvolvidas em 10 aulas de 2 horas cada aula, sendo que a visita à cidade natal do pintor foi realizada fora do período de aula. Durante todo o projeto houve apoio da direção e supervisão da escola, provendo meios para a execução das atividades.

            O projeto teve início com a apreciação do documentário “ Zeméco – Uma Vida de Artes”, que propiciou conhecer um pouco a respeito da vida e da obra do pintor.            Seguido de pesquisas no blog: http://olharvirtual.blogspot.com, criado e mantido por um de seus filhos.

            Dando prosseguimento às atividades os alunos puderam analisar algumas de suas obras, e assim conhecer alguns elementos da composição plástica presentes nas pinturas do artista, como linha, forma, perspectiva, cor, etc. Os prédios históricos de São José do Norte, tema da obra do pintor gaúcho, possibilitou a aprendizagem sobre Patrimônio Histórico Cultural e Tombamento. Dificuldades em relação ao conteúdo “perspectivas” foram amenizadas, através de saídas de campo, nas redondezas da escola para realizar desenho de observação.

            Paralelo ao estudo de sua obra foi feito recortes na História da Arte, possibilitando aos alunos ampliar seu repertório a respeito de artistas clássicos e identificar pontos em comum entre o pintor  e os mesmos. Estudando sobre o grande pintor Henry Rousseau, puderam identificar semelhanças entre a história de ambos os pintores, apesar de pertencerem a períodos históricos distintos, como por exemplo, descobriram que Rousseau era autodidata, assim como ele, e ampliaram seu vocabulário, pois não sabiam o significado deste termo.

            Descobrimos que ele  tinha  um sonho em comum com um dos maiores gênios da humanidade, Leonardo da Vinci. Ambos sonhavam em voar. O sonho de Leonardo levou-o a inventar a asa delta e tantas outras criações que vieram a mudar o mundo. Quando ele nasceu a asa delta já existia, mas suas condições financeiras não permitiam realizar seu sonho. Seu espírito criador levou-o aos quatorze anos, criar “asas” para voar, mas o resultado foi a perna e o braço fraturados.

            Após conhecer alguns inventos de Da Vinci, os alunos puderam instigar sua criatividade elaborando projetos de “Invenção”. Com estas atividades aprenderam a elaborar projetos e a estruturá-los metodologicamente.

            Uma das atividades mais motivadoras e de grande aprendizagem do projeto foi visitar São José do Norte, a cidade onde Zeméco nasceu e morou praticamente toda a sua vida. Fomos recebidos pela viúva do pintor, a senhora Hildete, que guiou-nos pela pacata cidade. Apresentou-nos os prédios retratados por seu marido, e presenteou-nos intelectualmente com as histórias de cada construção. Os alunos puderam aprender um pouco sobre a história do município vizinho, em seus registros, podemos ler: “visitamos a biblioteca, que tinha alguns quadros de Zeméco”, “fomos à igreja de São José, para mim uma das mais belas igrejas que já fui”, “podemos conhecer a escola em que ele estudou”. Encantados com os prédios da cidade, pudemos compreender a paixão do pintor pela sua “musa inspiradora”, como ele próprio referia-se a sua cidade. E principalmente, valorizar a produção artística presente no entorno, como escreveu uma das alunas “gostei de saber que a obra dele é patrimônio da cidade”.

            Por fim, os alunos foram motivados a criar sua própria produção plástica, assim, puderam entender melhor o processo da criação artística pessoal. Recorreram aos conteúdos estudados: Desenho, Fotografia, Patrimônio Histórico Cultural, Elementos da Composição Plástica. Fotografaram suas produções e as enviaram ao computador, para posterior manipulação através da computação gráfica (arte contemporânea).

            O processo de avaliação ocorreu durante toda a trajetória do projeto, através das pesquisas realizadas e socializadas, das discussões, das produções textuais, das composições plásticas e dos registros do portfólio.

            Ao concluir este trabalho fica a satisfação de ver o repertório artístico cultural dos alunos ampliados. Este projeto trouxe a luz um artista local desconhecido mundialmente, mas cuja obra tem grande valor cultural para uma comunidade, pois sua história ficará imortalizada através do olhar sensível de seu amado pintor Zeméco.

 





 

           

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