Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Livro Interativo - A Rainha da Reciclagem e seus 7 Lixões



Dia 18 de setembro foi realizada uma Feira do Livro na E.M.E.F.Porto Seguro. Meus alunos do Promeja - III e IV etapas- 2º Bloco, criaram um Livro Interativo, para apresentá-lo aos alunos do turno da tarde. O livro intitulado “A Rainha da Reciclagem e seus 7 Lixões” tem por objetivo, informar e incentivar a prática da reciclagem de lixo.


A história é contada pela personagem: Rainha da Reciclagem, que interage com os alun@s durante a apresentação. Foi uma experiência maravilhosa ver os olhinhos brilhantes das crianças no momento em que a personagem “saía do livro” para contar-lhes a historinha.

Etapas de desenvolvimento do trabalho:

(Propus aos alunos a confecção um livro para expor na Feira do Livro da Escola)

• Escrever a história (dividi os alunos em grupos e dei uma cópia da história “A Branca de Neve e os Sete Anões” a cada um, a fim de que fizessem uma releitura deste clássico, incluindo temas atuais).

• Após a criação das histórias, ouve a escolha da que iria para o livro (combinamos que apenas uma seria escolhida, em função do pouco tempo que tínhamos até a Feira).

• Confecção do livro (compensado, papelão, TNT, dobradiças, cola, fita adesiva).

• Criação das ilustrações (desenho, pintura e colagem).

• Escrever o texto no livro.

• Confecção da roupa da personagem.

Confira as fotos das etapas e o texto da história abaixo.










apresentação durante a Feira

A Rainha da Reciclagem e os seus 7 lixões


Era uma vez uma linda rainha chamada Rainha da Reciclagem, cuja preocupação era fazer com que as pessoas cuidassem do planeta, para isso ela contava com a ajuda dos seus 7 amigos, os lixões.

Certo dia a rainha e seus amigos foram fazer a coleta de lixo num bairro da cidade, quando ela se deparou com uma situação horrorosa, viu papéis, latas, plásticos espalhados pelo chão, bueiros entupidos de lixo.

Viu também que os moradores daquele bairro não faziam reciclagem. Daí, toda vez que ela entrava naquele bairro começava a se sentir mal com tanta sujeira. Um dia chegou até a desmaiar.

Os moradores que viram a rainha adormecida ficaram assustados, não estavam entendendo por que ela havia adormecido.

Então, foi preciso que um homem, que sabia como mudar está situação, dissesse o que fazer para a rainha voltar a si. Ele pegou os sete amigos dela, o Papel, o Plástico, o Metal, o Vidro, a Madeira, o Orgânico, e o Radioativo, colocou-os lado a lado, e mostrou como separar cada tipo de lixo.

Enquanto o homem fazia a reciclagem com a ajuda dos moradores do bairro que iam mudando sua consciência ecológica, a rainha ia acordando.

E assim, o bairro ficou mais limpo, o ar mais puro, e a Rainha da Reciclagem, nunca mais desmaiou.

Autores: Lucinéia, Giovana, Lúcio e Francisco – IV etapa

domingo, 26 de setembro de 2010

Flores de PET

No mês passado em comemoração ao mês da família fui convidada para ministrar uma oficina para as mães dos alun@s da E.M.E.F. Porto Seguro, onde trabalho.


Nos dias atuais se faz de grande importância a integração cada vez maior entre estas duas instituições escola e família. Talvez desta união resulte a possibilidade de resgate de uma educação de qualidade que tanto almejamos.

Não adianta apontar culpados pelo “fracasso” da educação, mas sim o que cada um pode fazer dentro de suas competências.

A família é a base, é na família que aprendemos nossas primeiras lições de vida, as quais vão ser ampliadas pela escola. A escola oferece meios para obter-se sucesso na vida, mas “nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”. (David O`Mackey).

Voltando a falar da oficina ... bem nós confeccionamos “flores com garrafas PET”. E o que era LIXO virou LUXO. E o melhor de tudo é que este tipo de ação contribui para a preservação do meio ambiente.

 Os modelos e o passa a passo tiveram como fonte a  REVISTA ARTE FÁCIL -Ano 1 - nº05. Editora: Minuano Ltda. Escolhemos folhas de um modelo, flores de outro, também modificamos as cores, e o resultado você pode conferir abaixo.



folha de orquídea e  a flor é uma margarida pintada de lilás



confecção das folhas


REVISTA ARTE FÁCIL -Ano 1 - nº05. Editora: Minuano Ltda.



A flor original conforme o passo a passo a baixo, chama-se "folha vinho", mas pintamos as folhas de verde e as flores de lilás, ficou parecendo com violetas.









REVISTA ARTE FÁCIL -Ano 1 - nº05. Editora: Minuano Ltda.


 

domingo, 4 de julho de 2010

Projeto "Copa do Mundo na África- No passado segregados pelo Apartheid, no futuro unidos pelo futebol."

Dias 01 e 02 de julho, foi realizado um Seminário na escola, para que os alunos pudessem apresentar o Projeto "Copa do Mundo na África- No passado segregados pelo Apartheid, no futuro unidos pelo futebol", desenvolvido no 2º bimestre de 2010. As atividades desenvolvidas nas oficinas, já estão postadas. A baixo segue a programação do Seminário. Os alunos da escola Porto Seguro estão de parabéns. Valeu o esforço!!!

Contextualização do projeto:

Este projeto foi realizado pelos alunos do Promeja — 2º Bloco, da E.M.E.F. Porto Seguro, para a disciplina de Artes, ministrada pela professora Rosângela Moura Samaniego, durante o 2º Bimestre de 2010.

Objetivo:
Conhecer a respeito do Continente Sede da Copa do Mundo 2010.

Metodologia:
Pesquisa na Internet ( Escuna).
Oficinas de desenho e pintura.
Oficina de confecção de vasos, inspirados na Cerâmica Africana.
Oficina de culinária Africana.
Instalação ( Bandeira Brasileira).
Exposição
Apresentação em multimídia.


dia 01 de julho

Continente Africano
Aspectos Gerais:

Apresentador(a): Marilda Silva — III Etapa

História
Apresentador(a): Wagner Soares— Etapa

Cultura
Apresentador(a): Jucelaine Valim— II Etapa

Problemas Atuais
Apresentador(a): Isac Nascimento e Nycolla Lemos — II Etapa

História das Copas do Mundo
Apresentador(a): Adriana Gonzaga Paula e Cristian Ordesto—II Etapa


História do Futebol
Apresentador(a): Patrick dos Santos Nunes— I Etapa

Nacionalismo
Apresentador(a): Seila Magda Silveira Reis—II Etapa

Dia 02 de julho

Africa do Sul
Aspectos Gerais

Apresentador(a): Francisco Duarte

Apartheid—Filme “ MANDELA—Luta pela Liberdade”.
Apresentador(a): Marilusa Camargo Maciel—IV Etapa

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Culinária Africana

Alunas do Promeja -2º Bloco, da E.M.E.F. Porto Seguro, preparam pratos da culinária africana, para servir como coffee break, durante Seminário realizado na escola. Um dos pratos servidos, é considerado favorito, do ex-presidente Nelson Mandela. Mas para as pessoas presentes no evento, o preferido da noite, foi  os "biscoitos africanos", feitos com batata-doce. Confira as receitas baixo. Vale a pena!!!

           RECEITAS AFRICANAS

Bobotie - é como um bolo de carne, típico da culinária sul-africana.



Segundo o cozinheiro-chefe do ex-presidente Nelson Mandela, "… este é o prato favorito do presidente. Ele adora Bobotie especialmente quando retorna de suas viagens do exterior."



Ingredientes



• 1 Kg de carne moída (patinho)

• 1 fatia grossa de pão

• 1 xícara (chá) de leite

• 1 cebola grande (picada em fatias bem finas)

• 12 amêndoas (descascadas e picadas)

• 2 colheres (sopa) de margarina ou óleo

• 1 colher (sopa) de curry

• 1 colher (chá) de curcuma (colorau amarelo)

• 75g de uvas passas sem sementes

• 10 damascos desidratados

• 4 colheres (sopa) de suco de limão

• 6 folhas de louro

• Sal

• Pimenta-do-reino

• 02 ovos

 

Modo de Fazer



Corte o pão em pedaços, coloque-os numa tigela e cubra com 1/2 xícara de leite, deixando de molho por alguns minutos. Depois, amasse o pão levemente com um garfo.

Esquente a margarina ou o óleo em uma frigideira de ferro, em fogo brando e frite as cebolas por 5 minutos. Tire do fogo e misture todos os ingredientes (exceto os ovos e o leite), numa forma refratária, pressionando sobre as folhas de louro).

Bata os ovos, com o leite que ficou reservado, tempere com sal e pimenta, e jogue sobre a mistura de carne.

Aqueça o forno à 170°C e asse por aproximadamente 45 minutos, até que os ovos e o leite se incorporem à massa e a carne esteja cozida. Para decorar, coloque algumas folhas de louro sobre a carne.
Sirva ainda quente, com arroz amarelo ou branco, côco ralado (desidratado) e nozes picadas.







scones - (Pãezinhos)



(12 pãezinhos)



Ingredientes



• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

• 2 colheres (sopa) de açúcar cristal

• 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

• 1 colher (café) de sal

• 4 colheres (sopa) de margarina

• 1 ovo inteiro

• 150 ml. leite



Modo de Fazer



Peneire a farinha, o açúcar, o fermento em pó e o sal, numa vasilha. Junte a margarina e friccione delicadamente com a ponta dos dedos até ficar esfarelada (em migalhas).

Em outra vasilha, misture o ovo com o leite e adicione à massa, misturando delicadamente, sem amassar. Vire a massa em uma superfície plana, previamente enfarinhada e estique-a com as mãos até que fique com 2 cm de espessura. Corte em quadrado ou redondo (com auxílio de um copo) e coloque em uma forma untada, pincele a superfície dos pãezinhos com gema e leve ao forno quente 250°C por 10 até 15 minutos, ou até dourar.
Sirva quente com requeijão ou cream cheese ou geléia de sua preferência.

Se quiser, poderá substituir as 2 xícaras de farinha de trigo por 1 xícara de farinha integral e 1 de farinha de trigo, retirando o açúcar da receita. (Lembre-se que a farinha integral não precisa ser peneirada).






Melkertert – torta de leite africana



Massa



• 125g de margarina ou manteiga

• 1 xícara de (chá) de açúcar cristal

• 1 ovo inteiro (batido)

• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

• 2 colheres (chá) de fermento em pó

• pitada de sal



Modo de Fazer



Pré-aqueça o forno em 200°C.

Misture a margarina e o açúcar, adicione o ovo e misture bem.

Peneire juntos, a farinha, fermento e o sal, adicionando depois a mistura do ovo. Misture bem até formar uma massa homogênea e forre os refratários já untados, deixando uma camada fina.

Leve ao forno, por 10 à 12 minutos, até dourar.



Recheio



• 1 e 1/2 litro de leite

• 50g de margarina ou manteiga

• 4 ovos

• 1 xícara (chá) de açúcar cristal

• 1/2 xícara (chá) de maisena

• pitada de sal

• 1 colher (chá) de baunilha

• canela em pó



Modo de Fazer



Esquente numa panela o leite e a margarina. Em uma tigela bata os ovos e o açúcar.

Peneire juntos, a maisena e o sal, adicione aos poucos a mistura dos ovos, mexendo bem.

Adicione a baunilha e junte ao leite quente (na mesma panela), deixando ferver por mais ou menos 5 minutos, até engrossar

Despeje o recheio sobre a massa já assada e polvilhe com canela em pó. Deixe esfriar e sirva à temperatura ambiente ou morno.





Biscoitos africanos



Ingredientes:



2 xícaras de açúcar

2 xícaras de batata-doce cozida e passada no espremedor

600 g de Maizena
400 g de manteiga

2 colheres de chá (cheias) de fermento







Preparo:



Misture tudo, forme os biscoitos e leve ao forno quente. Depois de quente, abaixe o forno.




BOLO AFRICANO



Ingredientes:



2 colheres(sopa) bem cheias de manteiga;

1 colheres(sopa) rasa de noz moscada;

1 colheres(sopa) rasa de canela;

1 (colheres sopa) de fermento;

½ xícara de cidra cristalizada em pedacinhos;

½ xícara de nozes;

½ xícara de passas;

½ xícara de ameixas;

2 colheres cheias de açúcar;

400 gramas de farinha de trigo;

1 cálice de vinho do Porto;

7 ovos;







Modo de Preparo:



Bater muito bem a manteiga com o açúcar.
Juntar os ovos bem batidos, mexendo bem a mistura e depois o vinho. Acrescentar as frutas, os ingredientes secos misturando bem. Forma bem untada e forno regular. Enfeitar com nozes e pedacinhos de frutas cristalizadas.














segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bandeira Brasileira

O clima da Copa, inspira os alunos da E.M.E..F.Porto Seguro, a organizar uma "Instalação" da Bandeira do Brasil , no teto da sala de aula.
"Instalações artísticas [[(krafts)]] é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador".Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cerâmica Africana

Inspirados na Cerâmica Africana, alunos do Promeja - 2º Bloco, da E.M.E.F.Porto Seguro, criam vasos com a técnica "papietagem", ramificação do papel maché.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Colares Africanos

Em clima de Copa do Mundo, os alunos da 7ª série da E.E.E.F. Adelaide Alvim – Rio Grande /RS, confeccionaram colares, inspirados nos colares africanos.
"Os colares de contas feitos na África, mais que um acessório, são peças de uso diário e que são feitas sob encomenda para cada pessoa que vai usar. Ao contrário de nós ocidentais que usamos uma peça para combinar com nossas roupas. Na arte de fazer  colares de conta na África às cores e o critério de montar os desenhos é determinado pelo sexo, idade condição social, status, ascendência e descendência. Cada pedaço da jóia conta um pouco da história da pessoa e da cultura que traz de sua tribo. São colares usados pela vida toda. Antes de fazer os colares são tiradas todas as medidas da pessoa e quando pronto ele cabe única e exclusivamente na anatomia daquele corpo. Cada pedaço da jóia conta um pouco da história da pessoa e da cultura que traz de sua tribo."

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Jogo de Zakumi é Fair Play

Para quem não deseja fazer um projeto aprofundado sobre a Copa, escrevi o texto abaixo, como forma de contextualização, para que as atividades práticas não fiquem soltas, porque afinal, Arte também  é conhecimento e não somente técnicas.


Copa do Mundo 2010 na África do Sul - O jogo de Zagumi é “Fair Play”

A África do Sul, marcada no passado pelo Apartheid, regime que segregou social, política e economicamente negros, será lembrada no futuro por unir várias nações num dos eventos mais esperados pelo público, a Copa do Mundo 2010. Mas você sabe onde fica a África do Sul? Situada no Continente Africano, que é o terceiro continente mais extenso do mundo, atrás da Ásia e das Américas, e o segundo continente mais populoso da Terra, atrás da Ásia, com cerca de 900 milhões de pessoas, representa cerca de um sétimo da população do mundo. Possui 53 países independentes, apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas.

A África é o continente mais pobre do mundo, com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, elevadas taxas de natalidade e de mortalidade .

“Já é comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento.” Nova Escola, maio de 2010.

A Copa do Mundo vai mostrar o outro lado da África conhecido por poucos. Veremos que não existe só pobreza por lá, existem também vários países em desenvolvimento, a citar a África do Sul, que investiu pesado na construção de cinco estádios e na infraestutura das cidades que receberão as partidas da Copa.

Além do processo de desenvolvimento, observa-se que a África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Pode-se perceber grandes diferenças em suas raças, origens, costumes, religiões, línguas e outros. Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, estes transmitiram vários costumes como, a capoeira, o candomblé e a culinária.

O mascote da Copa de 2010, é um leopardo chamado Zakumi, que simboliza o povo, a geografia e o espírito sulafricanos. O nome tem uma razão de ser: “ZA” quer dizer África do Sul na língua local, e “Kumi” é o número 10 em vários dialetos africanos. E o lema do mascote é “O jogo de Zagumi é Fair Play”(Jogo Limpo). Mas pode-se dizer que os brasileiros também terão os seus “mascotes”, pois cinco animais – símbolos da fauna africana, pintados de verde e amarelo estão colorindo o Brasil.



Agora que já conhecemos um pouco do lugar que sediará o maior evento futebolístico do mundo, o que esperar da Copa, além do “Hexa”, é claro. Espera-se que o futebol realmente una as nações, que o racismo e a discriminação tenham ficado no passado, que a paz seja a bola da vez, e que o doping não tenha vez, que a derrota sirva para motivar novas estratégias, e que os sentimentos de patriotismo despertados pela Copa, continuem em outros momentos.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Copa do Mundo na África - Projeto Interativo

O objetivo deste Projeto interativo, é juntarmos ideias para trabalharmos durante a Copa do Mundo 2010.
Postarei aqui algumas sugestões, e espero que outros professores também possam fazer suas contribuições, possibilitando assim, que cada educador elabore seu projeto, ou suas atividades de acordo com o perfil do seu público. PARTICIPE! deixando suas sugestões de atividades na CAIXA de COMENTÁRIOS.


Assuntos:

Tópico 1: Continente Africano
Tópico 2:  África do Sul - Apartheid
Tópico 3: História do futebol e História das Copas do Mundo
Tópico 4: Copa do Mundo 2010
 Tópico 5 : Nacionalismo


Metodologia:

• Pesquisa e apresentação através de ppts.
• O Apartheid – sugestão: filme “Mandela – Luta pela Liberdade”.
• Atividades práticas que contribuam para enriquecer a teoria .
Sugestões temáticas para as atividades:

 Arte africana ( máscaras, escultura, pintura, cerâmica, culinária, moda).
 Mascotes das Copas, anteriores e atual. Criação de um para representar o Brasil.
 Os cinco animais – símbolos da fauna africana, que representam o Penta conquistado pelo Brasil.
 Brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
 Obras artísticas sobre o futebol, como por exemplo, Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores.
 Músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
 Arquitetura dos estádios.
 A Bandeira Brasileira, e as demais bandeiras dos países que estão sediando a Copa.
 Música de copas anteriores, que abordam o tema futebol, como por exemplo, (É Uma Partida de Futebol – Skank
 Hino Brasileiro.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Publicidade na Escola - IV Concurso


 VI Concurso Publicidade na Escola

Em abril deste ano, realizei o último concurso "Publicidade na Escola", na E.E.E.F. Silvério da Costa Novo - São José do Norte/RS. Onde trabalhei de 2003 até abril de 2010. Tenho um carinho muito especial por esta escola, que é gerida por profissionais que amam o que fazem, e que tratam cada professor, cada aluno, cada funcionário, como membros de uma grande família.

As fotos acima mostram o dia do concurso, que contou com a participação da diretora Márcia Elaine do Amaral que, aliás, sempre fez questão de participar e apoiar o meu trabalho. E o PPT abaixo, é uma mostra de como as propagandas foram feitas.


terça-feira, 4 de maio de 2010

ESTERIÓTIPO


Início de ano é sempre necessário diagnosticar se ainda há presença de esteriótipo nas produções de nossos alunos.

Toda vez que notarmos a presença de modelos padronizados nos desenhos da turma, é hora de parar tudo, e desenvolver atividades para reverter à situação. Mesmo que muitos façam esteriótipos pela praticidade que eles proporcionam, é certo que limitam a criatividade. E tudo que limita a criatividade não é bom.

Abaixo seguem algumas dicas de atividades:

1º passo:
Solicitar aos alunos que realizem um desenho onde tenha uma casa, pessoas, árvores, plantas, céu, etc...

3º passo:
Expor os desenhos para apreciação/análisar com a turma. Provavelmente a maioria dos desenhos apresentará a casa composta por um quadrado e o telhado triangular, a árvore de tronco marrom e copa verde, o sol sorridente, as gaivotas em V, o boneco palito. Se isto acontecer é hora de explicar para turma o que é o esteriótipo. Fazê-los perceber que os desenhos estão padronizados, parecendo modelos prontos feitos pela mesma pessoa.
Para os alunos mais velhos, vale dizer, que numa seleção para emprego, as pessoas que desenham esteriótipos podem ser consideradas com falta de criatividade, e esta qualidade, hoje em dia, é considerado um ponto forte, no mercado de trabalho.

4º passo
Realizar atividades de observação como:

• Saída de campo, para observar os estilos de casas, árvores, e flores presentes na comunidade. (comparar com a casa criada a partir do quadrado e triângulo, e as plantas, e céu com seus respectivos esteriótipos).
• Observar os colegas (comparar a estrutura do nosso corpo, com o boneco palito).

5º passo
Pedir que os alunos tragam para sala de aula fotografias de suas casas, ou de qualquer uma outra.

6º passo
Agora é hora de desenhar novamente, para conferir os resultados.

7º passo
Realizar uma exposição dos trabalhos (é importante discutir e refletir sobre a produção realizada.

A foto abaixo mostra o trabalho final que realizei com meus alunos. Optamos por fazer um cartaz, com o título “ Diga NÃO, ao ESTERIÓTIPO, pois ele é prejudicial à CRIATIVIDADE!”


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Escola Porto Seguro - 20 Anos a Serviço da Educação!



 No dia 05 de abril do corrente ano , a E.M.E.F Porto Seguro, situada no município do Rio Grande/RS, no bairro Parque Marinha, na rua das Algas-340,  completou 20 anos de existência. A escola atualmente atende 588 alunos, nos turnos da manhã, tarde e noite. E para comemorar o aniversário, foi organizada uma semana de festividades, marcada por apresentações artísticas, jogos esportivos e oficinas, envolvendo toda a comunidade escolar.   
Parabéns, escola Porto Seguro!                             

terça-feira, 13 de abril de 2010

Drogas

O vídeo Drogas, faz parte de um trabalho realizado na 8ª série(2009) na E.E.E.F Silvério da Costa Novo. A proposta de trabalho, era que os alunos escolhessem um assunto, e criassem uma campanha publicitária de ordem social.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

História da Comunidade


,

FIGURA HUMANA


Projeto

A representação da Figura Humana ao longo da História da Arte


Turma:71
Ano:2009
Objetivos:

* Conhecer alguns artistas que ao longo da História da Arte trabalharam com a representação da Figura Humana.
*Ampliar a percepção de si mesmo.
*Utilizar a fotografia como base para a criação plástica.
*Realizar intervenções em suporte fotográfico - autorretrato


Metodologia:

*Pesquisa na internet e biblioteca.
*Realização de ppts para a apresentação da teoria.
*Criação plástica - intervenção em suporte fotográfico.

As composições plásticas abaixo e os ppts são resultado da produção realizada.



Egito
View more presentations from rosangela13.



"Publicidade na Escola" (relato dos concursos de 2004/2009)

Este ppt apresenta um relato do projeto "Publicidade na Escola", que venho desenvolvendo desde 2004, nas sétimas séries para trabalhar o conteúdo publicidade.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O uso do computador na prática pedagógica



O computador deve ser usado na prática pedagógica a serviço dos conteúdos, como recurso disseminador de conhecimento. Usar a informática sem uma proposta pedagógica que leve a aquisição de competências, é fazer o mesmo o que mostra o vídeo “ Tecnologia ou Metodologia?” – mostra uma professora tomando a tabuada dos alunos no quadro – quando a escola ganha computadores ela continua tomando a tabuada dos alunos. Então, “de que serve a tecnologia se o método se mantém?”
Os autores Sarah Lutterodt e Gilbert Austin classificam o papel do computador no ensino da seguinte forma:
1. Computador como tutor - programas que pretendem instruir e guiar o aluno na sua aprendizagem ou processos de pensamento.
2. Computador como instrumento - o aluno usa as aplicações do computador e manipula a informação.
3. Computador como aprendiz - o aluno ensina (programa) o computador.
4. Computador como elemento de consulta - permite uma pesquisa sobre determinados temas.
Sabendo como aliar tecnologia e metodologia, o computador torna-se um grande recurso. E todas as disciplinas ganham com isto. A revista Nova Escola de junho de 2009 trás alguns exemplos de como aliar metodologia e tecnologia. Em ciências o computador permite a realização de experiências que por razões de segurança não poderiam ser realizadas no ambiente escolar. Como por exemplo, a simulação online permite aos alunos testar hipóteses e reproduzir resultados de investigações complexas, como os fatores que causam a erupção de um vulcão. Em geografia com o uso de mapas virtuais, praticamente todos os lugares do mundo estão acessíveis aos olhares da turma. Em português, o trabalho com gêneros textuais com ajuda da tecnologia pode envolver fala, leitura, e escrita. Em artes a manipulação de imagens é algo que pode ser explorado com inúmeras possibilidades.
A responsabilidade é fator fundamental a ser trabalhado. Devemos ajudar os alunos a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debatendo qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
Na escola Silvério da Costa Novo, ainda não temos laboratório de informática, então, preciso dividir a turma em grupos para usarmos o computador da sala dos professores. Venho desenvolvendo alguns trabalhos de artes gráficas, edição de clips, e apresentação em Power Point .

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

LIÇÕES DO RIO GRANDE

LIÇÕES DO RIO GRANDE


Nos dias 19, 20 e 21 de novembro participei de um curso para professores da Rede Estadual, cujo objetivo foi apresentar o Referencial Curricular elaborado pela Secretaria de Estado da Educação para os anos finais do ensino fundamental e médio. O que me leva a escrever sobre este assunto foi à forma como muitos professores encararam esta proposta. Alguns não participaram por ideologias políticas. Outros por acharem que já são formados e estão na profissão há muito tempo, por isso não precisam aprender a dar aula.
Porém, o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira – IDEB, está aí para comprovar que a educação no país está deixando muito a desejar. Então, me pergunto por que não aproveitar as oportunidades que nos são oferecidas para se discutir sobre educação? Penso que independente de governo, a educação é compromisso de todos. E repensar nossas práticas é a grande jogada para mudar os rumos desta apatia que assombra nossas salas de aula. Mas para isto, é preciso nos desacomodarmos e unirmos forças em nome de algo maior, a educação.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Amiga da escola.


            Ao longo do ano de 2008, a E.E.E.F.Silvério da Costa Novo, onde trabalho desde 2003 participou da Consultoria para Educação de Qualidade, oferecida pelo SESI. Tal consultoria tinha como objetivo fornecer ferramentas para melhorar aspectos pedagógicos e estruturais da escola. Com base nesta formação a gestão escolar elaborou e aplicou um projeto, concorrendo com outras escolas do estado, ficando em 3º lugar.
            Durante os encontros foi sugerido às escolas que divulgassem para a comunidade sua Visão Estratégica (Missão, Visão e Valores). Contribuí para esta divulgação, pintando os elementos que compõem a Visão Estratégica da escola numa parede.
            Durante a realização da pintura, contei com a participação de alguns alun@s da turma 72, aos quais agradeço com carinho, a citar: Érica, Dienifer, Rita e Igor.

            Fiquei empolgada com o entusiasmo dos alunos, e acabei pintando também , duas caricaturas com frases de Shakespeare e de Cora Coralina.