Olá amig@s,
Em breve estarei atualizando o meu blog, pois estava sem tempo devido ao TCC de Especializaçõa em Mídias na Educação, mas agora estarei postando muitas novidades, inclusive o projeto que desenvolvi para conclusão da especialização.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
domingo, 9 de janeiro de 2011
WebQuest
Em 2011 vamos motivar nossos alunos, fazendo uso da internet. Para contribuir um pouquinho irei compartilhar com vocês uma WebQuest que elaborei. É um projeto que pode ser desenvolvido interdisciplinarmente e o assunto é atual.
CONFIRA!!!
Dados de Identificação:
Cursista: Rosângela Moura Samaniego
Tutora: Arice Tavares
Turma:01
Módulo: 08
Etapa:03 – WebQuest
Atividade: Elaborar projeto de uma WebQuest
Tema da WebQuest: Cultura Afro-brasileira
Público Alvo: Alunos de 7ª série do Ens. Fundamental
Tempo de realização: 1 mês
Introdução
Através desta webQuest pretende-se estudar a história do negro no nosso país, a fim de construir um olhar mais crítico, justo e igualitário para uma raça que foi profundamente desrespeitada durante décadas.
O negro ficou conhecido na história do Brasil como aquele que representava a mão-de-obra escrava. Se fizermos uma pesquisa questionando, quem foram os negros no Brasil? A maioria das pessoas responderá que foram escravos. Ao invés de responder que foram aqueles que contribuíram para a construção do nosso país. Foram aqueles que nos ensinaram a “capoeira”. Foram aqueles que enriqueceram a nossa “culinária”, etc.
A cultura brasileira é fortemente marcada pela cultura africana. O negro teve um papel importantíssimo na construção de nosso país.
Porém, aquele negro que no passado desempenhava a função de escravo, ainda hoje não é valorizado, pelo contrário é vítima de preconceitos. Muitas vezes é taxado de marginal, e outros adjetivos pejorativos.
Por tanto, através deste projeto de Webquest procuraremos reconhecer a importante contribuição do negro para a formação do nosso país, tanto no passado, quanto no presente. E despertar a consciência de que os direitos devem ser iguais para todos, para que possamos constituir um povo que possa orgulhar-se de seu pertencimento étnico-racial, e assim, contribuir para a construção de uma nação verdadeiramente democrática, onde os direitos de todos sejam garantidos e sua identidade valorizada.
Procedimentos
• Primeiramente a turma toda assistirá ao filme “Vista a minha Pele”.
• Depois os alunos serão divididos em grupos, e receberam tarefas para realizar.
Sinopse do filme: Vista a Minha Pele
“Vista a Minha Pele” é uma divertida paródia da realidade brasileira. Serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula.
Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.
Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado, à resistência de seus pais, à aversão dos colegas e à dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos. O centro da história não é o concurso, mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.
Tarefas e Recursos
Grupo 01
Tarefas
• Através de encenação teatral representar uma das cenas do filme “Vista a Minha Pele”.
• Providenciar cenário adequado, figurino, e demais materiais que forem necessários.
• Os diálogos devem ser fiéis ao filme.
• Os integrantes do grupo que não participarem da encenação, deverão participar da construção do cenário e figurino.
Recursos
• Sites sugeridos:
• http://www.youtube.com/watch?v=fNssyjM3_Y8&feature=related
• http://www.itapedigital.com.br/rol/index.php?option=com_content&task=view&id=922&Itemid=2
• http://aldeiagriot.blogspot.com/2008/02/o-curta-mais-um-filme-daquela-safra-que.html
• Material para a confecção do cenário e figurino.
Grupo 2
Tarefas
• Pesquisar a contribuição do negro para a construção da cultura do nosso país.
• A pesquisa deve ser apresentada utilizando o programa Microsoft Power Point ou outro semelhante.
• Utilizar imagens para enriquecer a apresentação.
Recursos
• Sites sugeridos:
• http://artistoria.wordpress.com/category/historia/heranca-africana/
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira
• http://www.coladaweb.com/sociologia/a-situacao-do-negro-no-brasil
• http://www.comciencia.br/entrevistas/negros/e.htm
• http://intertvonline.globo.com/mg/noticias.php?id=4513
Grupo 3
Tarefas
Na história invertida do filme “Vista a Minha Pele”, os negro são a classe dominante e os brancos foram os escravizados. Mas na realidade sabemos que não é assim. Preparem-se para realizar as seguintes tarefas:
• Pesquisar personalidades negras que contribuíram ou contribuem para marcar a história da humanidade.
• A questão deve ser apresentada aos colegas através da caracterização da personalidade escolhida, utilizando figurino, indumentária, etc.
• O aluno (a) deverá contar a trajetória da personalidade escolhida como se fosse ele (a) próprio (a), citando principais fatos de sua vida e tecendo comentários sobre o que aconteceu.
Recursos
Sites sugeridos:
• http://www.youtube.com/watch?v=fAAICXGd6vc
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela
• http://www.acessonews.com/blog/3242/quem-foi-martin-luther-king/
• http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-28f.asp
• http://cenbrasil.blogspot.com/2008/10/personalidades-negras.html
Figurino para caracterização da personalidade.
Grupo 4
Tarefas
• Pesquise algumas músicas, cuja letra fale sobre negros.
• Cria uma paródia, que expresse a história do filme “Vista a Minha Pele”.
Recursos
Sites sugeridos:
• http://adriana-calcanhotto.musicas.mus.br/letras/87091/
• http://o-rappa.musicas.mus.br/letras/1105951/
• VIDA DE NEGRO - Dorival Caymmi (Escrava Isaura)
http://www.4shared.com/audio/ijmhqLPq/Do…
• http://www.alunosonline.com.br/portugues/parodia/ http://letras.terra.com.br/bezerra-da-silva/467115/
Grupo 5
Tarefas
No filme “Vista a Minha Pele”, a personagem Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado.
Analisando este enfoque do filme, realize as seguintes tarefas:
• Pesquise na mídia dez propagandas, e estabeleça a proporção de modelos negros e brancos exibidos nelas. Pode ser apresentado através de gráfico ou tabela, que deverá ser impresso e entregue a turma no dia da apresentação.
• Crie um vídeo utilizando o programa Windows Movie Maker, cuja tema, eleve a autoestima das pessoas negras.
• Para criar o vídeo, utilize imagens de reis e rainhas negras, deuses negros, modelos, atrizes e atores negros, etc.
• Antes de apresentar o vídeo para a turma, faça a seguinte pergunta: Como vocês imaginam a África? Fechem os olhos e imaginem.
• Após deixem que alguns alunos descrevam o que imaginaram. Provavelmente a grande maioria se referirá à imagem de pobreza, crianças desnutridas, animais da fauna africana, pessoas com máscaras e corpos pintados, etc.
• Agora, para desfazer estas imagens de estereótipos africanos, mostre o vídeo criado pelo grupo.
Recursos
Sites sugeridos:
• http://www.slideshare.net/georgiastella/tutorial-movie-maker-presentation-821962
• http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/11/268011.shtml
• http://www.espacoacademico.com.br/024/24csilvino.htm
Avaliação
As tarefas serão avaliadas considerando os critérios abaixo:
• Organização do grupo durante o trabalho de pesquisa no laboratório de informática da escola.
• Adequação à tarefa proposta.
• Criatividade.
• Envolvimento de todo o grupo
Conclusão
Espera-se que esta WebQuest possa contribui para conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
Créditos/Referências/Agradecimentos
Realização
Professora Rosângela Moura Samaniego
Projeto de Webquest realizado para o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação do IF SUL-RIO-GRANDENSE
Referências
http://arteeduca.arteblog.com.br/90178/Arte-e-cultura-africana-e-afro-brasileira-conhecer-para-valorizar/
http://artistoria.wordpress.com/category/historia/heranca-africana/
http://www.raulmendesilva.pro.br/pintura/pag009.shtml
http://www.consciencia.org/forum/questoes-sobre-filosofia-em-geral/formacaoetnica-e-cultural-brasileira/
http://www.coladaweb.com/sociologia/a-situacao-do-negro-no-brasil
COSTA, Ingrid Oliveira Santos. Lei 10.639/2003 – Cultura Afro. E agora? O que eu faço na sala de aula?Palestra,novembro/2010.
LEI Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União. Brasília, 10 de janeiro de 2003.
MUNANGA, Kabengele. (org.) Superando o racismo na escola. 2 ed. Rev. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001.
MUNANGA, Kabengele. (org.) Superando o racismo na escola. 2 ed. Rev. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001
Música: Eu Sou Favela -Bezerra da Silva
Música: Coisa De Pele - Jorge Aragão e Acyr Marques
Agradecimentos
Agradeço a minha amiga professora Ingrid Oliveira S. Costa, por incentivar a valorização da cultura Afro-brasileira.
E em especial a tutora Arice Tavares, pelo apoio durante a realização desta WebQuest.
CONFIRA!!!
IF SUL-RIO-GRANDENSE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
WebQuest
Dados de Identificação:
Cursista: Rosângela Moura Samaniego
Tutora: Arice Tavares
Turma:01
Módulo: 08
Etapa:03 – WebQuest
Atividade: Elaborar projeto de uma WebQuest
Tema da WebQuest: Cultura Afro-brasileira
Público Alvo: Alunos de 7ª série do Ens. Fundamental
Tempo de realização: 1 mês
Introdução
Através desta webQuest pretende-se estudar a história do negro no nosso país, a fim de construir um olhar mais crítico, justo e igualitário para uma raça que foi profundamente desrespeitada durante décadas.
O negro ficou conhecido na história do Brasil como aquele que representava a mão-de-obra escrava. Se fizermos uma pesquisa questionando, quem foram os negros no Brasil? A maioria das pessoas responderá que foram escravos. Ao invés de responder que foram aqueles que contribuíram para a construção do nosso país. Foram aqueles que nos ensinaram a “capoeira”. Foram aqueles que enriqueceram a nossa “culinária”, etc.
A cultura brasileira é fortemente marcada pela cultura africana. O negro teve um papel importantíssimo na construção de nosso país.
Porém, aquele negro que no passado desempenhava a função de escravo, ainda hoje não é valorizado, pelo contrário é vítima de preconceitos. Muitas vezes é taxado de marginal, e outros adjetivos pejorativos.
Por tanto, através deste projeto de Webquest procuraremos reconhecer a importante contribuição do negro para a formação do nosso país, tanto no passado, quanto no presente. E despertar a consciência de que os direitos devem ser iguais para todos, para que possamos constituir um povo que possa orgulhar-se de seu pertencimento étnico-racial, e assim, contribuir para a construção de uma nação verdadeiramente democrática, onde os direitos de todos sejam garantidos e sua identidade valorizada.
Procedimentos
• Primeiramente a turma toda assistirá ao filme “Vista a minha Pele”.
• Depois os alunos serão divididos em grupos, e receberam tarefas para realizar.
Sinopse do filme: Vista a Minha Pele
“Vista a Minha Pele” é uma divertida paródia da realidade brasileira. Serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula.
Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.
Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado, à resistência de seus pais, à aversão dos colegas e à dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos. O centro da história não é o concurso, mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.
Tarefas e Recursos
Grupo 01
Tarefas
• Através de encenação teatral representar uma das cenas do filme “Vista a Minha Pele”.
• Providenciar cenário adequado, figurino, e demais materiais que forem necessários.
• Os diálogos devem ser fiéis ao filme.
• Os integrantes do grupo que não participarem da encenação, deverão participar da construção do cenário e figurino.
Recursos
• Sites sugeridos:
• http://www.youtube.com/watch?v=fNssyjM3_Y8&feature=related
• http://www.itapedigital.com.br/rol/index.php?option=com_content&task=view&id=922&Itemid=2
• http://aldeiagriot.blogspot.com/2008/02/o-curta-mais-um-filme-daquela-safra-que.html
• Material para a confecção do cenário e figurino.
Grupo 2
Tarefas
• Pesquisar a contribuição do negro para a construção da cultura do nosso país.
• A pesquisa deve ser apresentada utilizando o programa Microsoft Power Point ou outro semelhante.
• Utilizar imagens para enriquecer a apresentação.
Recursos
• Sites sugeridos:
• http://artistoria.wordpress.com/category/historia/heranca-africana/
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira
• http://www.coladaweb.com/sociologia/a-situacao-do-negro-no-brasil
• http://www.comciencia.br/entrevistas/negros/e.htm
• http://intertvonline.globo.com/mg/noticias.php?id=4513
Grupo 3
Tarefas
Na história invertida do filme “Vista a Minha Pele”, os negro são a classe dominante e os brancos foram os escravizados. Mas na realidade sabemos que não é assim. Preparem-se para realizar as seguintes tarefas:
• Pesquisar personalidades negras que contribuíram ou contribuem para marcar a história da humanidade.
• A questão deve ser apresentada aos colegas através da caracterização da personalidade escolhida, utilizando figurino, indumentária, etc.
• O aluno (a) deverá contar a trajetória da personalidade escolhida como se fosse ele (a) próprio (a), citando principais fatos de sua vida e tecendo comentários sobre o que aconteceu.
Recursos
Sites sugeridos:
• http://www.youtube.com/watch?v=fAAICXGd6vc
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela
• http://www.acessonews.com/blog/3242/quem-foi-martin-luther-king/
• http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-28f.asp
• http://cenbrasil.blogspot.com/2008/10/personalidades-negras.html
Figurino para caracterização da personalidade.
Grupo 4
Tarefas
• Pesquise algumas músicas, cuja letra fale sobre negros.
• Cria uma paródia, que expresse a história do filme “Vista a Minha Pele”.
Recursos
Sites sugeridos:
• http://adriana-calcanhotto.musicas.mus.br/letras/87091/
• http://o-rappa.musicas.mus.br/letras/1105951/
• VIDA DE NEGRO - Dorival Caymmi (Escrava Isaura)
http://www.4shared.com/audio/ijmhqLPq/Do…
• http://www.alunosonline.com.br/portugues/parodia/ http://letras.terra.com.br/bezerra-da-silva/467115/
Grupo 5
Tarefas
No filme “Vista a Minha Pele”, a personagem Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado.
Analisando este enfoque do filme, realize as seguintes tarefas:
• Pesquise na mídia dez propagandas, e estabeleça a proporção de modelos negros e brancos exibidos nelas. Pode ser apresentado através de gráfico ou tabela, que deverá ser impresso e entregue a turma no dia da apresentação.
• Crie um vídeo utilizando o programa Windows Movie Maker, cuja tema, eleve a autoestima das pessoas negras.
• Para criar o vídeo, utilize imagens de reis e rainhas negras, deuses negros, modelos, atrizes e atores negros, etc.
• Antes de apresentar o vídeo para a turma, faça a seguinte pergunta: Como vocês imaginam a África? Fechem os olhos e imaginem.
• Após deixem que alguns alunos descrevam o que imaginaram. Provavelmente a grande maioria se referirá à imagem de pobreza, crianças desnutridas, animais da fauna africana, pessoas com máscaras e corpos pintados, etc.
• Agora, para desfazer estas imagens de estereótipos africanos, mostre o vídeo criado pelo grupo.
Recursos
Sites sugeridos:
• http://www.slideshare.net/georgiastella/tutorial-movie-maker-presentation-821962
• http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/11/268011.shtml
• http://www.espacoacademico.com.br/024/24csilvino.htm
Avaliação
As tarefas serão avaliadas considerando os critérios abaixo:
• Organização do grupo durante o trabalho de pesquisa no laboratório de informática da escola.
• Adequação à tarefa proposta.
• Criatividade.
• Envolvimento de todo o grupo
Conclusão
Espera-se que esta WebQuest possa contribui para conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
Créditos/Referências/Agradecimentos
Realização
Professora Rosângela Moura Samaniego
Projeto de Webquest realizado para o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação do IF SUL-RIO-GRANDENSE
Referências
http://arteeduca.arteblog.com.br/90178/Arte-e-cultura-africana-e-afro-brasileira-conhecer-para-valorizar/
http://artistoria.wordpress.com/category/historia/heranca-africana/
http://www.raulmendesilva.pro.br/pintura/pag009.shtml
http://www.consciencia.org/forum/questoes-sobre-filosofia-em-geral/formacaoetnica-e-cultural-brasileira/
http://www.coladaweb.com/sociologia/a-situacao-do-negro-no-brasil
COSTA, Ingrid Oliveira Santos. Lei 10.639/2003 – Cultura Afro. E agora? O que eu faço na sala de aula?Palestra,novembro/2010.
LEI Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União. Brasília, 10 de janeiro de 2003.
MUNANGA, Kabengele. (org.) Superando o racismo na escola. 2 ed. Rev. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001.
MUNANGA, Kabengele. (org.) Superando o racismo na escola. 2 ed. Rev. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001
Música: Eu Sou Favela -Bezerra da Silva
Música: Coisa De Pele - Jorge Aragão e Acyr Marques
Agradecimentos
Agradeço a minha amiga professora Ingrid Oliveira S. Costa, por incentivar a valorização da cultura Afro-brasileira.
E em especial a tutora Arice Tavares, pelo apoio durante a realização desta WebQuest.
domingo, 21 de novembro de 2010
Cultura Afro-brasileira: Sugestões de atividades
18ª Coordenadoria Regional de Educação
ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Professora: Rosângela Moura Samaniego
Blog: produtodesaladeaularosangela.blogspot.com
Email:rosamaniego13@yahoo.com.br
“Perguntaram a Portinari por que pintava aquela gente negra, feita de homens degredados da sorte. O pintor respondeu: - É preciso haver mudança, o homem merece uma existência mais digna. Minha arma é a pintura”.
Cultura Afro-brasileira
Sugestões de Atividades para a disciplina de Arte
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.
Música
A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos. As expressões de música afro-brasileiras mais conhecidas são, o samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e o maxixe.
Instrumentos afro-brasileiros: Afoxé, Agogô, Atabaque, Tambor, Xequerê, e Berimbau (usado na Capoeira - arte marcial criada por escravos negros no Brasil durante o período colonial).
Sugestões de atividades:
• Audição, estudo, e ilustração de músicas.
Criar letras de música e paródias (podem ser gravadas através do Programa Audacity).
• Realizar apresentações de dança.
• Confeccionar instrumentos musicais.
Sugestões de gêneros musicais: Axé music, Funk carioca, Pagode, Samba, Rap (tanto os ritmos marcados e repetitivos, como a força da palavra, e especialmente da palavra cantada presentes no Rap remetem a características das sociedades africanas. Além de narrar fatos do cotidiano e fazer a crônica dos acontecimentos, como fazem as sociedades africanas, as letras das músicas de rap denunciam a opressão e a marginalização a que estão submetidos os habitantes das periferias dos grandes centros urbanos, em sua maioria negros e mestiços. Geralmente acompanhando a música há um tipo específico de dança, o break, no qual as marcas africanas também são evidentes. Não mais o requebro dos quadris e o meneio de ombros presentes no samba, mas a quebra dos movimentos na qual a parte superior e a parte inferior do corpo se tornam quase independentes uma da outra, o que também é tipicamente africano).
Sugestões de músicas: Mundo Negro (O Rappa); Pérola Negra (Daniela Mercury); Mamma África (Chico César); Meu Ébano (Alcione); Olhos Coloridos (Sandra de Sá), “Uakti – lágrimas do sul”, “O conto das três Raças” (Clara Nunes).
Dança
A dança afro-brasileira, não possui respaldo técnico definido, nem escola formadora ou disciplinadora, como o "ballet clássico”, que segue na íntegra o modelo Russo. A dança afro-brasileira caracteriza-se, portanto, pela descontração e espontaneidade pessoal e individual do praticante, sem compromisso com técnica ou estilo e sim com sentimento que o move.
Alguns exemplos: baião-de pares, bambelo ou coco-de zambê-de roda, bate-baú-de roda, batuque-de-fileira, calango-de-pares, carimbó-de-roda, caxambu-roda, frevo-individual, jongo-de-roda, lundu-de-pares, macunlelê-de-fileira, mineiro-pau-de-pares, pagode de amarante de fileira, partido-alto-de-roda, samba-de-roda, tambor-de-crioula-de-roda.
Religião
Sugestões de atividades:
• Trabalhar cor, forma e textura presentes nas estampas dos tecidos usados na confecção da indumentária religiosa.
• Confecção de acessórios.
Culinária
A influência africana mais intensa está na culinária baiana, onde o azeite de dendê e o uso da pimenta são essenciais. Acarajé, vatapá e xinxim de galinha são alguns dos pratos trazidos pelos africanos, além de alimentos como a banana, o inhame e o cará.
Sugestões de atividades:
• Confecção de alguns pratos afro-brasileiros ( os alunos podem ser divididos em grupos e trazer os pratos prontos de casa).
• Oficina de culinária com a participação das mães.
Folclore e manifestações populares
Carnaval, Festas Juninas, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Maracatus, Bumba-meu-Boi, Cavalhadas, Marujadas, Folia de Reis, Festas do Divino, Congadas.
Sugestões de atividades:
• Confecção de máscaras
• Confecção de fantasias
• Desenho e/ou confecção de personagens (papel mache, argila, sucata)
• Encenação
Oralidade/Literatura
Nas sociedades tradicionais africanas, a oralidade (a fala) é instrumento de comunicação mais direta, e elemento central na transmissão do conhecimento acerca das coisas do passado e na educação das pessoas conforme os padrões de comportamento de cada grupo.
Contos, mitos, provérbios, frases enigmáticas, adivinhações.
Sugestões de atividades:
• Estudo de Contos, mitos, provérbios, adivinhações, frases enigmáticas.
• Ilustração ( desenho, colagem, fotografia, vídeos).
• Criação de livros.
• Encenação.
Técnicas de Produção
Muitas técnicas de produção e de confecção de objetos foram trazidas para o Brasil por africanos, que além da sua força de trabalho também nos deram alguns dos seus conhecimentos. Ferreiros, oleiros, tecelões, escultores, pastores e agricultores são alguns dos exemplos de pessoas trazidas da África como escravas que tinham habilidades específicas.
Sugestões de atividades:
• Escultura
• Cerâmica e Tapeçaria (confecção e estudo de cores, formas e textura, através de desenho, pintura, e artes gráficas – laboratório de informática).
• Tecidos e Estamparia (estudo da cor, textura e formas, através de desenho, pintura, e artes gráficas – laboratório de informática).
• Desfile de moda destacando a influência da moda africana no Brasil (uso de acessórios).
Artistas
O estudo da presença negra e mestiça na arte brasileira pode partir de nomes como, Mestre Valentim, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde. E também artistas do século XX como, Benedito José Tobias, Iêda Maria, Rubem Valentim, Mestre Didi, Ronaldo Rêgo, Otávio Araújo, Jorge dos Anjos, Emanuel Araújo, Heitor dos Prazeres, Djanira da Motta e Silva, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, e outros.
Fontes de pesquisa:
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Lei 10369/2010 - implicações na sala de aula
20 de novembro - dia da Consciência Negra
Como diz a minha amiga, professora Ingrid Costa, "A COR NÃO IMPORTA. O QUE FAZ A DIFERENÇA É TER CONSCIÊNCIA”.
Só que a consciência não acontece simplesmente por comemorar uma data, é preciso que se trabalhe constantemente a importância do negro na construção de nosso país, e questões relacionadas a direitos iguais para todos, para que possamos construir uma história diferente e melhor que a que conhecemos.
A respeito deste assunto foi instituída a Lei 10369/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino.
Para fornecer subsídios para os professores algumas instituições estão organizando-se neste sentido.
Dia 20 de outubro/2010 professores da 18ª CRE participaram de um curso de atualização sobre Cultura Afro-Brasileira.
professoras - 18 CRE |
Pela manhã foram ministradas as Palestras:
• “A contribuição do Negro na Cultura do Rio Grande do Sul”- professor Edegar P. Barbosa.
• “Educador(a): não tenha medo de falar sobre cultura Afro-Brasileira na sala de aula. Use a literatura infantil.”- professora Ingrid O. S. Costa - Contato: email: professoraingridcosta@gmail.com
À tarde foram oferecidas as oficinas:
• Confecção de bonecas - professora Esther Vasconcellos.
• Confecção de colares - professora Rosângela M. Samaniego.

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Os colares expostos na IV Mostra Cultural de Rio Grande |
Sinopse do filme obs: Professores, VALE A PENA CONFERIR !!!
“Vista a Minha Pele” é uma divertida paródia da realidade brasileira. Serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula.
Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fatode sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.
Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado, à resistência de seus pais, à aversão dos colegas e à dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos. O centro da história não é o concurso, mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.
Em breve postarei sugestões de atividades sobre Cultura Afro-brasileira.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Cultura popular
FOLCLORE
O Folclore leva a conhecer nossa cultura popular, e incentiva a preservação de nossas tradições.
Através do estudo de lendas, parlendas, trava-línguas, ditados populares e confecção de brinquedos antigos, meus alunos das escolas Adelaide Alvim e Porto Seguro, recorreram a memória de seus familiares a fim de relembrar elementos que constituem nossa cultura popular.
Abaixo seguem algumas das atividades realizadas.
Releituras da Lenda " O Boitatá"
Confecção de brinquedos antigos
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boneca de pano Ilustração de "Ditados Populares", através de desenho e Colagem |
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"Amigo da Onça" |
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" Dar murro em ponta de faca" |
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" Quem diz o que quer, ouve o que não quer." |
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"Cada macaco no seu galho" |
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"Dar nó em pingo d`água" |
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"Memória de elefante" |
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Livro Interativo - A Rainha da Reciclagem e seus 7 Lixões
Dia 18 de setembro foi realizada uma Feira do Livro na E.M.E.F.Porto Seguro. Meus alunos do Promeja - III e IV etapas- 2º Bloco, criaram um Livro Interativo, para apresentá-lo aos alunos do turno da tarde. O livro intitulado “A Rainha da Reciclagem e seus 7 Lixões” tem por objetivo, informar e incentivar a prática da reciclagem de lixo.
A história é contada pela personagem: Rainha da Reciclagem, que interage com os alun@s durante a apresentação. Foi uma experiência maravilhosa ver os olhinhos brilhantes das crianças no momento em que a personagem “saía do livro” para contar-lhes a historinha.
Etapas de desenvolvimento do trabalho:
(Propus aos alunos a confecção um livro para expor na Feira do Livro da Escola)
• Escrever a história (dividi os alunos em grupos e dei uma cópia da história “A Branca de Neve e os Sete Anões” a cada um, a fim de que fizessem uma releitura deste clássico, incluindo temas atuais).
• Após a criação das histórias, ouve a escolha da que iria para o livro (combinamos que apenas uma seria escolhida, em função do pouco tempo que tínhamos até a Feira).
• Confecção do livro (compensado, papelão, TNT, dobradiças, cola, fita adesiva).
• Criação das ilustrações (desenho, pintura e colagem).
• Escrever o texto no livro.
• Confecção da roupa da personagem.
Confira as fotos das etapas e o texto da história abaixo.
domingo, 26 de setembro de 2010
Flores de PET
No mês passado em comemoração ao mês da família fui convidada para ministrar uma oficina para as mães dos alun@s da E.M.E.F. Porto Seguro, onde trabalho.
Nos dias atuais se faz de grande importância a integração cada vez maior entre estas duas instituições escola e família. Talvez desta união resulte a possibilidade de resgate de uma educação de qualidade que tanto almejamos.
Não adianta apontar culpados pelo “fracasso” da educação, mas sim o que cada um pode fazer dentro de suas competências.
A família é a base, é na família que aprendemos nossas primeiras lições de vida, as quais vão ser ampliadas pela escola. A escola oferece meios para obter-se sucesso na vida, mas “nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”. (David O`Mackey).
Voltando a falar da oficina ... bem nós confeccionamos “flores com garrafas PET”. E o que era LIXO virou LUXO. E o melhor de tudo é que este tipo de ação contribui para a preservação do meio ambiente.
Os modelos e o passa a passo tiveram como fonte a REVISTA ARTE FÁCIL -Ano 1 - nº05. Editora: Minuano Ltda. Escolhemos folhas de um modelo, flores de outro, também modificamos as cores, e o resultado você pode conferir abaixo.
Nos dias atuais se faz de grande importância a integração cada vez maior entre estas duas instituições escola e família. Talvez desta união resulte a possibilidade de resgate de uma educação de qualidade que tanto almejamos.
Não adianta apontar culpados pelo “fracasso” da educação, mas sim o que cada um pode fazer dentro de suas competências.
A família é a base, é na família que aprendemos nossas primeiras lições de vida, as quais vão ser ampliadas pela escola. A escola oferece meios para obter-se sucesso na vida, mas “nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”. (David O`Mackey).
Voltando a falar da oficina ... bem nós confeccionamos “flores com garrafas PET”. E o que era LIXO virou LUXO. E o melhor de tudo é que este tipo de ação contribui para a preservação do meio ambiente.
Os modelos e o passa a passo tiveram como fonte a REVISTA ARTE FÁCIL -Ano 1 - nº05. Editora: Minuano Ltda. Escolhemos folhas de um modelo, flores de outro, também modificamos as cores, e o resultado você pode conferir abaixo.
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folha de orquídea e a flor é uma margarida pintada de lilás |
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confecção das folhas |
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REVISTA ARTE FÁCIL -Ano 1 - nº05. Editora: Minuano Ltda. |
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A flor original conforme o passo a passo a baixo, chama-se "folha vinho", mas pintamos as folhas de verde e as flores de lilás, ficou parecendo com violetas. |
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REVISTA ARTE FÁCIL -Ano 1 - nº05. Editora: Minuano Ltda. |
domingo, 4 de julho de 2010
Projeto "Copa do Mundo na África- No passado segregados pelo Apartheid, no futuro unidos pelo futebol."
Dias 01 e 02 de julho, foi realizado um Seminário na escola, para que os alunos pudessem apresentar o Projeto "Copa do Mundo na África- No passado segregados pelo Apartheid, no futuro unidos pelo futebol", desenvolvido no 2º bimestre de 2010. As atividades desenvolvidas nas oficinas, já estão postadas. A baixo segue a programação do Seminário. Os alunos da escola Porto Seguro estão de parabéns. Valeu o esforço!!!
Contextualização do projeto:
Este projeto foi realizado pelos alunos do Promeja — 2º Bloco, da E.M.E.F. Porto Seguro, para a disciplina de Artes, ministrada pela professora Rosângela Moura Samaniego, durante o 2º Bimestre de 2010.
Objetivo:
Conhecer a respeito do Continente Sede da Copa do Mundo 2010.
Metodologia:
Pesquisa na Internet ( Escuna).
Oficinas de desenho e pintura.
Oficina de confecção de vasos, inspirados na Cerâmica Africana.
Oficina de culinária Africana.
Instalação ( Bandeira Brasileira).
Exposição
Apresentação em multimídia.
dia 01 de julho
Continente Africano
Aspectos Gerais:
Apresentador(a): Marilda Silva — III Etapa
História
Apresentador(a): Wagner Soares— Etapa
Cultura
Apresentador(a): Jucelaine Valim— II Etapa
Problemas Atuais
Apresentador(a): Isac Nascimento e Nycolla Lemos — II Etapa
História das Copas do Mundo
Apresentador(a): Adriana Gonzaga Paula e Cristian Ordesto—II Etapa
História do Futebol
Apresentador(a): Patrick dos Santos Nunes— I Etapa
Nacionalismo
Apresentador(a): Seila Magda Silveira Reis—II Etapa
Dia 02 de julho
Africa do Sul
Aspectos Gerais
Apresentador(a): Francisco Duarte
Apartheid—Filme “ MANDELA—Luta pela Liberdade”.
Apresentador(a): Marilusa Camargo Maciel—IV Etapa
Contextualização do projeto:
Este projeto foi realizado pelos alunos do Promeja — 2º Bloco, da E.M.E.F. Porto Seguro, para a disciplina de Artes, ministrada pela professora Rosângela Moura Samaniego, durante o 2º Bimestre de 2010.
Objetivo:
Conhecer a respeito do Continente Sede da Copa do Mundo 2010.
Metodologia:
Pesquisa na Internet ( Escuna).
Oficinas de desenho e pintura.
Oficina de confecção de vasos, inspirados na Cerâmica Africana.
Oficina de culinária Africana.
Instalação ( Bandeira Brasileira).
Exposição
Apresentação em multimídia.
dia 01 de julho
Continente Africano
Aspectos Gerais:
Apresentador(a): Marilda Silva — III Etapa
História
Apresentador(a): Wagner Soares— Etapa
Cultura
Apresentador(a): Jucelaine Valim— II Etapa
Problemas Atuais
Apresentador(a): Isac Nascimento e Nycolla Lemos — II Etapa
História das Copas do Mundo
Apresentador(a): Adriana Gonzaga Paula e Cristian Ordesto—II Etapa
História do Futebol
Apresentador(a): Patrick dos Santos Nunes— I Etapa
Nacionalismo
Apresentador(a): Seila Magda Silveira Reis—II Etapa
Dia 02 de julho
Africa do Sul
Aspectos Gerais
Apresentador(a): Francisco Duarte
Apartheid—Filme “ MANDELA—Luta pela Liberdade”.
Apresentador(a): Marilusa Camargo Maciel—IV Etapa
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Culinária Africana
Alunas do Promeja -2º Bloco, da E.M.E.F. Porto Seguro, preparam pratos da culinária africana, para servir como coffee break, durante Seminário realizado na escola. Um dos pratos servidos, é considerado favorito, do ex-presidente Nelson Mandela. Mas para as pessoas presentes no evento, o preferido da noite, foi os "biscoitos africanos", feitos com batata-doce. Confira as receitas baixo. Vale a pena!!!
Bobotie - é como um bolo de carne, típico da culinária sul-africana.
RECEITAS AFRICANAS
Segundo o cozinheiro-chefe do ex-presidente Nelson Mandela, "… este é o prato favorito do presidente. Ele adora Bobotie especialmente quando retorna de suas viagens do exterior."
Ingredientes
• 1 Kg de carne moída (patinho)
• 1 fatia grossa de pão
• 1 xícara (chá) de leite
• 1 cebola grande (picada em fatias bem finas)
• 12 amêndoas (descascadas e picadas)
• 2 colheres (sopa) de margarina ou óleo
• 1 colher (sopa) de curry
• 1 colher (chá) de curcuma (colorau amarelo)
• 75g de uvas passas sem sementes
• 10 damascos desidratados
• 4 colheres (sopa) de suco de limão
• 6 folhas de louro
• Sal
• Pimenta-do-reino
• 02 ovos
Modo de Fazer
Corte o pão em pedaços, coloque-os numa tigela e cubra com 1/2 xícara de leite, deixando de molho por alguns minutos. Depois, amasse o pão levemente com um garfo.
Esquente a margarina ou o óleo em uma frigideira de ferro, em fogo brando e frite as cebolas por 5 minutos. Tire do fogo e misture todos os ingredientes (exceto os ovos e o leite), numa forma refratária, pressionando sobre as folhas de louro).
Bata os ovos, com o leite que ficou reservado, tempere com sal e pimenta, e jogue sobre a mistura de carne.
Aqueça o forno à 170°C e asse por aproximadamente 45 minutos, até que os ovos e o leite se incorporem à massa e a carne esteja cozida. Para decorar, coloque algumas folhas de louro sobre a carne.
Sirva ainda quente, com arroz amarelo ou branco, côco ralado (desidratado) e nozes picadas.
Sirva ainda quente, com arroz amarelo ou branco, côco ralado (desidratado) e nozes picadas.
scones - (Pãezinhos)
(12 pãezinhos)
Ingredientes
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 2 colheres (sopa) de açúcar cristal
• 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
• 1 colher (café) de sal
• 4 colheres (sopa) de margarina
• 1 ovo inteiro
• 150 ml. leite
Modo de Fazer
Peneire a farinha, o açúcar, o fermento em pó e o sal, numa vasilha. Junte a margarina e friccione delicadamente com a ponta dos dedos até ficar esfarelada (em migalhas).
Em outra vasilha, misture o ovo com o leite e adicione à massa, misturando delicadamente, sem amassar. Vire a massa em uma superfície plana, previamente enfarinhada e estique-a com as mãos até que fique com 2 cm de espessura. Corte em quadrado ou redondo (com auxílio de um copo) e coloque em uma forma untada, pincele a superfície dos pãezinhos com gema e leve ao forno quente 250°C por 10 até 15 minutos, ou até dourar.
Sirva quente com requeijão ou cream cheese ou geléia de sua preferência.Se quiser, poderá substituir as 2 xícaras de farinha de trigo por 1 xícara de farinha integral e 1 de farinha de trigo, retirando o açúcar da receita. (Lembre-se que a farinha integral não precisa ser peneirada).
Melkertert – torta de leite africana
Massa
• 125g de margarina ou manteiga
• 1 xícara de (chá) de açúcar cristal
• 1 ovo inteiro (batido)
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 2 colheres (chá) de fermento em pó
• pitada de sal
Modo de Fazer
Pré-aqueça o forno em 200°C.
Misture a margarina e o açúcar, adicione o ovo e misture bem.
Peneire juntos, a farinha, fermento e o sal, adicionando depois a mistura do ovo. Misture bem até formar uma massa homogênea e forre os refratários já untados, deixando uma camada fina.
Leve ao forno, por 10 à 12 minutos, até dourar.
Recheio
• 1 e 1/2 litro de leite
• 50g de margarina ou manteiga
• 4 ovos
• 1 xícara (chá) de açúcar cristal
• 1/2 xícara (chá) de maisena
• pitada de sal
• 1 colher (chá) de baunilha
• canela em pó
Modo de Fazer
Esquente numa panela o leite e a margarina. Em uma tigela bata os ovos e o açúcar.
Peneire juntos, a maisena e o sal, adicione aos poucos a mistura dos ovos, mexendo bem.
Adicione a baunilha e junte ao leite quente (na mesma panela), deixando ferver por mais ou menos 5 minutos, até engrossar
Despeje o recheio sobre a massa já assada e polvilhe com canela em pó. Deixe esfriar e sirva à temperatura ambiente ou morno.
Biscoitos africanos
Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de batata-doce cozida e passada no espremedor
600 g de Maizena
400 g de manteiga
2 colheres de chá (cheias) de fermento
Preparo:
Misture tudo, forme os biscoitos e leve ao forno quente. Depois de quente, abaixe o forno.
BOLO AFRICANO
Ingredientes:
2 colheres(sopa) bem cheias de manteiga;
1 colheres(sopa) rasa de noz moscada;
1 colheres(sopa) rasa de canela;
1 (colheres sopa) de fermento;
½ xícara de cidra cristalizada em pedacinhos;
½ xícara de nozes;
½ xícara de passas;
½ xícara de ameixas;
2 colheres cheias de açúcar;
400 gramas de farinha de trigo;
1 cálice de vinho do Porto;
7 ovos;
Modo de Preparo:
Bater muito bem a manteiga com o açúcar.
Juntar os ovos bem batidos, mexendo bem a mistura e depois o vinho. Acrescentar as frutas, os ingredientes secos misturando bem. Forma bem untada e forno regular. Enfeitar com nozes e pedacinhos de frutas cristalizadas.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Bandeira Brasileira
O clima da Copa, inspira os alunos da E.M.E..F.Porto Seguro, a organizar uma "Instalação" da Bandeira do Brasil , no teto da sala de aula.
"Instalações artísticas [[(krafts)]] é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador".Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Instalações artísticas [[(krafts)]] é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador".Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cerâmica Africana
Inspirados na Cerâmica Africana, alunos do Promeja - 2º Bloco, da E.M.E.F.Porto Seguro, criam vasos com a técnica "papietagem", ramificação do papel maché.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Colares Africanos
Em clima de Copa do Mundo, os alunos da 7ª série da E.E.E.F. Adelaide Alvim – Rio Grande /RS, confeccionaram colares, inspirados nos colares africanos.
"Os colares de contas feitos na África, mais que um acessório, são peças de uso diário e que são feitas sob encomenda para cada pessoa que vai usar. Ao contrário de nós ocidentais que usamos uma peça para combinar com nossas roupas. Na arte de fazer colares de conta na África às cores e o critério de montar os desenhos é determinado pelo sexo, idade condição social, status, ascendência e descendência. Cada pedaço da jóia conta um pouco da história da pessoa e da cultura que traz de sua tribo. São colares usados pela vida toda. Antes de fazer os colares são tiradas todas as medidas da pessoa e quando pronto ele cabe única e exclusivamente na anatomia daquele corpo. Cada pedaço da jóia conta um pouco da história da pessoa e da cultura que traz de sua tribo."
"Os colares de contas feitos na África, mais que um acessório, são peças de uso diário e que são feitas sob encomenda para cada pessoa que vai usar. Ao contrário de nós ocidentais que usamos uma peça para combinar com nossas roupas. Na arte de fazer colares de conta na África às cores e o critério de montar os desenhos é determinado pelo sexo, idade condição social, status, ascendência e descendência. Cada pedaço da jóia conta um pouco da história da pessoa e da cultura que traz de sua tribo. São colares usados pela vida toda. Antes de fazer os colares são tiradas todas as medidas da pessoa e quando pronto ele cabe única e exclusivamente na anatomia daquele corpo. Cada pedaço da jóia conta um pouco da história da pessoa e da cultura que traz de sua tribo."
sexta-feira, 11 de junho de 2010
O Jogo de Zakumi é Fair Play
Para quem não deseja fazer um projeto aprofundado sobre a Copa, escrevi o texto abaixo, como forma de contextualização, para que as atividades práticas não fiquem soltas, porque afinal, Arte também é conhecimento e não somente técnicas.
Copa do Mundo 2010 na África do Sul - O jogo de Zagumi é “Fair Play”
A África do Sul, marcada no passado pelo Apartheid, regime que segregou social, política e economicamente negros, será lembrada no futuro por unir várias nações num dos eventos mais esperados pelo público, a Copa do Mundo 2010. Mas você sabe onde fica a África do Sul? Situada no Continente Africano, que é o terceiro continente mais extenso do mundo, atrás da Ásia e das Américas, e o segundo continente mais populoso da Terra, atrás da Ásia, com cerca de 900 milhões de pessoas, representa cerca de um sétimo da população do mundo. Possui 53 países independentes, apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas.
A África é o continente mais pobre do mundo, com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, elevadas taxas de natalidade e de mortalidade .
“Já é comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento.” Nova Escola, maio de 2010.
A Copa do Mundo vai mostrar o outro lado da África conhecido por poucos. Veremos que não existe só pobreza por lá, existem também vários países em desenvolvimento, a citar a África do Sul, que investiu pesado na construção de cinco estádios e na infraestutura das cidades que receberão as partidas da Copa.
Além do processo de desenvolvimento, observa-se que a África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Pode-se perceber grandes diferenças em suas raças, origens, costumes, religiões, línguas e outros. Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, estes transmitiram vários costumes como, a capoeira, o candomblé e a culinária.
O mascote da Copa de 2010, é um leopardo chamado Zakumi, que simboliza o povo, a geografia e o espírito sulafricanos. O nome tem uma razão de ser: “ZA” quer dizer África do Sul na língua local, e “Kumi” é o número 10 em vários dialetos africanos. E o lema do mascote é “O jogo de Zagumi é Fair Play”(Jogo Limpo). Mas pode-se dizer que os brasileiros também terão os seus “mascotes”, pois cinco animais – símbolos da fauna africana, pintados de verde e amarelo estão colorindo o Brasil.
Agora que já conhecemos um pouco do lugar que sediará o maior evento futebolístico do mundo, o que esperar da Copa, além do “Hexa”, é claro. Espera-se que o futebol realmente una as nações, que o racismo e a discriminação tenham ficado no passado, que a paz seja a bola da vez, e que o doping não tenha vez, que a derrota sirva para motivar novas estratégias, e que os sentimentos de patriotismo despertados pela Copa, continuem em outros momentos.
Copa do Mundo 2010 na África do Sul - O jogo de Zagumi é “Fair Play”
A África do Sul, marcada no passado pelo Apartheid, regime que segregou social, política e economicamente negros, será lembrada no futuro por unir várias nações num dos eventos mais esperados pelo público, a Copa do Mundo 2010. Mas você sabe onde fica a África do Sul? Situada no Continente Africano, que é o terceiro continente mais extenso do mundo, atrás da Ásia e das Américas, e o segundo continente mais populoso da Terra, atrás da Ásia, com cerca de 900 milhões de pessoas, representa cerca de um sétimo da população do mundo. Possui 53 países independentes, apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas.
A África é o continente mais pobre do mundo, com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, elevadas taxas de natalidade e de mortalidade .
“Já é comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento.” Nova Escola, maio de 2010.
A Copa do Mundo vai mostrar o outro lado da África conhecido por poucos. Veremos que não existe só pobreza por lá, existem também vários países em desenvolvimento, a citar a África do Sul, que investiu pesado na construção de cinco estádios e na infraestutura das cidades que receberão as partidas da Copa.
Além do processo de desenvolvimento, observa-se que a África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Pode-se perceber grandes diferenças em suas raças, origens, costumes, religiões, línguas e outros. Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, estes transmitiram vários costumes como, a capoeira, o candomblé e a culinária.
O mascote da Copa de 2010, é um leopardo chamado Zakumi, que simboliza o povo, a geografia e o espírito sulafricanos. O nome tem uma razão de ser: “ZA” quer dizer África do Sul na língua local, e “Kumi” é o número 10 em vários dialetos africanos. E o lema do mascote é “O jogo de Zagumi é Fair Play”(Jogo Limpo). Mas pode-se dizer que os brasileiros também terão os seus “mascotes”, pois cinco animais – símbolos da fauna africana, pintados de verde e amarelo estão colorindo o Brasil.
Agora que já conhecemos um pouco do lugar que sediará o maior evento futebolístico do mundo, o que esperar da Copa, além do “Hexa”, é claro. Espera-se que o futebol realmente una as nações, que o racismo e a discriminação tenham ficado no passado, que a paz seja a bola da vez, e que o doping não tenha vez, que a derrota sirva para motivar novas estratégias, e que os sentimentos de patriotismo despertados pela Copa, continuem em outros momentos.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Copa do Mundo na África - Projeto Interativo
O objetivo deste Projeto interativo, é juntarmos ideias para trabalharmos durante a Copa do Mundo 2010.
Postarei aqui algumas sugestões, e espero que outros professores também possam fazer suas contribuições, possibilitando assim, que cada educador elabore seu projeto, ou suas atividades de acordo com o perfil do seu público. PARTICIPE! deixando suas sugestões de atividades na CAIXA de COMENTÁRIOS.
Assuntos:
Tópico 1: Continente Africano
Tópico 2: África do Sul - Apartheid
Tópico 3: História do futebol e História das Copas do Mundo
Tópico 4: Copa do Mundo 2010
Tópico 5 : Nacionalismo
Metodologia:
• Pesquisa e apresentação através de ppts.
• O Apartheid – sugestão: filme “Mandela – Luta pela Liberdade”.
• Atividades práticas que contribuam para enriquecer a teoria .
Sugestões temáticas para as atividades:
Arte africana ( máscaras, escultura, pintura, cerâmica, culinária, moda).
Mascotes das Copas, anteriores e atual. Criação de um para representar o Brasil.
Os cinco animais – símbolos da fauna africana, que representam o Penta conquistado pelo Brasil.
Brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
Obras artísticas sobre o futebol, como por exemplo, Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores.
Músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
Arquitetura dos estádios.
A Bandeira Brasileira, e as demais bandeiras dos países que estão sediando a Copa.
Música de copas anteriores, que abordam o tema futebol, como por exemplo, (É Uma Partida de Futebol – Skank
Hino Brasileiro.
Postarei aqui algumas sugestões, e espero que outros professores também possam fazer suas contribuições, possibilitando assim, que cada educador elabore seu projeto, ou suas atividades de acordo com o perfil do seu público. PARTICIPE! deixando suas sugestões de atividades na CAIXA de COMENTÁRIOS.
Assuntos:
Tópico 1: Continente Africano
Tópico 2: África do Sul - Apartheid
Tópico 3: História do futebol e História das Copas do Mundo
Tópico 4: Copa do Mundo 2010
Tópico 5 : Nacionalismo
Metodologia:
• Pesquisa e apresentação através de ppts.
• O Apartheid – sugestão: filme “Mandela – Luta pela Liberdade”.
• Atividades práticas que contribuam para enriquecer a teoria .
Sugestões temáticas para as atividades:
Arte africana ( máscaras, escultura, pintura, cerâmica, culinária, moda).
Mascotes das Copas, anteriores e atual. Criação de um para representar o Brasil.
Os cinco animais – símbolos da fauna africana, que representam o Penta conquistado pelo Brasil.
Brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
Obras artísticas sobre o futebol, como por exemplo, Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores.
Músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
Arquitetura dos estádios.
A Bandeira Brasileira, e as demais bandeiras dos países que estão sediando a Copa.
Música de copas anteriores, que abordam o tema futebol, como por exemplo, (É Uma Partida de Futebol – Skank
Hino Brasileiro.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Publicidade na Escola - IV Concurso
VI Concurso Publicidade na Escola
As fotos acima mostram o dia do concurso, que contou com a participação da diretora Márcia Elaine do Amaral que, aliás, sempre fez questão de participar e apoiar o meu trabalho. E o PPT abaixo, é uma mostra de como as propagandas foram feitas.
terça-feira, 4 de maio de 2010
ESTERIÓTIPO
Início de ano é sempre necessário diagnosticar se ainda há presença de esteriótipo nas produções de nossos alunos.
Toda vez que notarmos a presença de modelos padronizados nos desenhos da turma, é hora de parar tudo, e desenvolver atividades para reverter à situação. Mesmo que muitos façam esteriótipos pela praticidade que eles proporcionam, é certo que limitam a criatividade. E tudo que limita a criatividade não é bom.
Abaixo seguem algumas dicas de atividades:
1º passo:
Solicitar aos alunos que realizem um desenho onde tenha uma casa, pessoas, árvores, plantas, céu, etc...
3º passo:
Expor os desenhos para apreciação/análisar com a turma. Provavelmente a maioria dos desenhos apresentará a casa composta por um quadrado e o telhado triangular, a árvore de tronco marrom e copa verde, o sol sorridente, as gaivotas em V, o boneco palito. Se isto acontecer é hora de explicar para turma o que é o esteriótipo. Fazê-los perceber que os desenhos estão padronizados, parecendo modelos prontos feitos pela mesma pessoa.
Para os alunos mais velhos, vale dizer, que numa seleção para emprego, as pessoas que desenham esteriótipos podem ser consideradas com falta de criatividade, e esta qualidade, hoje em dia, é considerado um ponto forte, no mercado de trabalho.
4º passo
Realizar atividades de observação como:
• Saída de campo, para observar os estilos de casas, árvores, e flores presentes na comunidade. (comparar com a casa criada a partir do quadrado e triângulo, e as plantas, e céu com seus respectivos esteriótipos).
• Observar os colegas (comparar a estrutura do nosso corpo, com o boneco palito).
5º passo
Pedir que os alunos tragam para sala de aula fotografias de suas casas, ou de qualquer uma outra.
6º passo
Agora é hora de desenhar novamente, para conferir os resultados.
7º passo
Realizar uma exposição dos trabalhos (é importante discutir e refletir sobre a produção realizada.
A foto abaixo mostra o trabalho final que realizei com meus alunos. Optamos por fazer um cartaz, com o título “ Diga NÃO, ao ESTERIÓTIPO, pois ele é prejudicial à CRIATIVIDADE!”
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